segunda-feira, 13 de julho de 2009

TEX SPECIAL RODEO - L´Esprit de Manitou

O Tex de Nicoló modificado, na França !


Recentemente recebi uma edição da coleção Special Rodeo, o numero 45, contendo a aventura O CORCEL SAGRADO -como foi traduzido no brasil quando de sua publicação pela Vecchi.
Fazendo uma rapida comparação com a edição da Vecchi-numero 22- percebo que os editores franceses fizeram diversas alterações no desenho.Ja na capa isto fica evidente. Comparando as capas ,da Vecchi e da Rodeo, nota-se que o rosto do Tex foi alterado, minimante, mas foi. Percebam como algumas linhas apenas conseguem modificar uma fisionomia.
Mas os editores foram além, suprimiram diversos quadros e até mesmo paginas nesta edição da Rodeo...

Isto mostra que não foi somente no Brasil que houve cortes de quadrinhos. Agora, que é um verdadeiro crime alterar o desenho de um gênio como Nicoló, disto não há duvida. E o mais interessante é que no caso da Rodeo não há nem mesmo a desculpa de ser para adaptar a aventura para um numero "x" de paginas, pois a revista é complementada com outros artigos e até mesmo outras aventuras que não do personagem Tex.


Há diversos quadrinhos que são cortados, deixando a aventura truncada.

Esta é apenas uma das muitas curiosidades sobre o universo do Ranger e suas publicações. Em breve um post sobre a fabulosa coleção CARTONATO MONDADORI! Aguardem.

Jesus Nabor Ferreira


2 comentários:

  1. parafraseando - ou quase - Leonardo da Vinci: "... chegara um dia que o dono do blog vai tirar o flash da makina e neste dia veremos as fotos com nitidez..." hohohoho

    ResponderExcluir
  2. Daí amigo, tranquilo ? Olha, o que acontece é que eu faço as fotos em uma sala com pouca iluminação, sem luz natural.Então quando faço sem o flash ,a qualidade fica bem ruim. Mas vou tentar melhorar ,não te preocupa. Obrigado por visitar o blog.
    abraço
    Jesus Ferreira

    ResponderExcluir