segunda-feira, 31 de maio de 2010

BATMAN O SENHOR DOS VAMPIROS !


BATMAN – NA VEIA DO VAMPIRO!

Sempre houve uma associação subliminar entre vampiros e Batman, um herói que foi projetado para assustar seus inimigos, e Bob Kane admitiu que uma de suas inspirações foi o desempenho Bela Lugosi no filme de 1931 Drácula.Então não é muito surpreendente que uma outra interpretação do ator de personagem de Bram Stoker poderia servir como uma fonte para o artista que trouxe de volta Batman para o seu lugar na sombra. Neal Adams, a quem é creditado, graças ao seu estilo realista de desenho, a fama por ter devolvido Batman às suas raízes, cita os filmes de Christopher Lee como uma grande influência. Em 1968, quando Adams começou a imaginar uma nova abordagem para o Batman, Lee estava fazendo sua quarta aparição como Drácula da famosa empresa HAMMER da Inglaterra. Quando viu a agitação, o movimento dramático que Lee criou com o seu manto, Adams disse a si mesmo: “Assim é o jeito que a capa do Batman deve se mover”.

Batman e os vampiros estão conectados desde os primeiros números do titulo DETECTIVE COMICS. Um dos seus primeiros adversários foi o MONGE que vampirizava suas vitimas. Nesta fase do personagem ele chegou a usar uma arma contra os capangas do Monge.

Uma outra aventura interessante contra os chupa-sangue acontece no meio dos anos 70 com a incrivel arte de MIKE GRELL.

A ligação da Transilvânia continuou a fazer sua marca nos próximos anos. Em 1982, o escritor Gerry Conway inventou uma história sinistra, que intercala os dois títulos, tanto Batman como Detective Comics, em que Batman realmente (mesmo que temporariamente) tornou-se um vampiro.Conway pode ter sido inspirado pela oportunidade de trabalhar com o desenhista Gene Colan, que tinha terminado recentemente uma experiência de sete anos desenhando uma série chamada A TUMBA DE DRÁCULA para a rival da DC, MARVEL COMICS. "Eu queria uma oportunidade levar a atmosfera" da tumba para o univeros do cavaleiro de gotyham, disse Colan. "de-me uma boa história de horror e eu vou diverti-me muito fazendo o desenho”. A história mostra um Batman transformado em uma criatura sedenta por sangue. Tudo começa com Dick Grayson e uma misteriosa mulher que ele encontra no campus da universidade. Batman salva a Vicki Vale de um vampirizado Robin, mas não resiste a sede de sangue e acaba matando a um criminoso nas ruas sujas de Gotham. A luta final entre Batman, Noturna e seu irmão acontece em meio as ruinas de uma igreja profanada pelos Vampiros.Infelizmente esta foi mais uma saga do personagem que não foi publicada aqui no Brasil. A abril deixou de fora estas histórias inexplicavelmente pois vinha editando os titulos Batman e Detective Comics ( na revista Superamigos) com aventuras imediatamente anteriores a este arco de história...

Uma década mais tarde, como parte de uma série chamada Elseworlds ( onde personagens conhecidos são retirados de seus “mundos” e levados para os mais variados cenários),o escritor Doug Moench e o artista Kelley Jones retomaram a essa idéia para sua conclusão final, representando um universo alternativo em que Batman completamente sucumbiu à maldição dos mortos-vivos e, finalmente, teve de ser destruído. Chamou-se CHUVA NEGRA, TEMPESTADE DE SANGUE e BRUMA ESCARLATE a trilogia que mostra a luta entre o senhor de Gotham contra o lorde dos Vampiros : Drácula. Publicada no Brasil pela editora ABril e Mythos.


Batman e as crianças da noite tem um longo histórico juntos,não só nos quadrinhos como também na animação. Ja tivemos um especial BATMAN & DRÁCULA e por pouco , muito pouco a Wanner não permitiu que Bruce Timm levasse para a série animada : BATMAN ANIMATED SÉRIE o arco de histórias criado por Conway e Colan.

Quem sabe não veremos em algum próximo episódio de The Brave And the bold um encontro com o Lorde dos Vampiros e o Cavaleiro das Trevas...


Jesus Ferreira

zonafranca34@hotmail.com

12 comentários:

  1. Fala, Jesus, tudo jóia?

    Muito bacana seu artigo, cara - Particularmente, sou MUITO fã da trilogia da dupla Moench/Jones. Não só o climão tem tudo a ver com o Morcego, mas Kelley Jones foi uma escolha extremamente feliz para a arte dessas histórias. Recentemente, em 2008, a DC publicou um TP que encaderna as três graphic novels anteriores ("Tales from the Multiverse - Batman: Vampire"), e ficou muito bacana ler tudo isso numa tijolada só!

    Grande abraço,
    J.

    ResponderExcluir
  2. Olá James, beleza ?Pois é cara, gosto muito das graphics Red Rain e suas irmãs mais novas ( mas ainda prefiro a Red Rain, acho que eles poderiam ter parado ali...)e também gostei de outra graphic, que não foi publicada por aqui :Dark Joker the wild ! Você leu esta ? O batman se transforma num morcego gigante (?) para lutar contra um enloquecido mago que pretende dominar toda a terra média! ops, roteiro errado!
    Dos mesmos Moench e Jones...bem fraquinha alias.
    Kelly jones me impressionou desde que vi seu desenho no Sandman. O cara é fera mesmo,heheheheh!
    abraço
    jesus

    ResponderExcluir
  3. Oi James, tudo beleza, amigo.
    Também sou muito fã do Kelley Jones desde que vi seus desenhos no SANDMAN. Acho o cara sensacional.
    Da trilogia das Trevas gosto muito da primeira parte. Alias, acho que as outras duas fraquinhas. Assim como um outro elseworld( que não saiu aqui) chamado The dark joker -the wild! Leu este ? É meia boca!
    E falando no Jones, acabo de lembrar o DEADMAN dele, show de bola!
    Abraço
    Jesus

    ResponderExcluir
  4. Bah, uma adaptação do bátima feita pela Hammer nos fifties teria sido algo!

    Eu até já me permiti viajar bonito no sangue-groselha:

    http://picasaweb.google.com.br/wilmarmorarijunior/LbumSemTitulo#5303898516951283762

    PS. Ou não.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ah, e não esqueça que o zoreiudo já deu de cara com vampiros naquele epiódio dos Superamigos, tá lembrado?

    O Dracula Cover não mordia, saiam uns raios vampirísticos dos olhos chapadões dele.

    http://www.youtube.com/watch?v=FAvbJbcK-S0

    Confesso que fiquei bem cagado com aquele vampiro hindu na primeira vez. Grande Scott!

    ResponderExcluir
  7. E ai, Wilbur, beleza !!!!!!!!! Bah lembro sim do vampiro dos superamigos sim. E lembrei também de um outro encontro do Bats e do super com vampiros : Action comics annual 01 do Byrne e do Arthur Adams. Eles enfrentam á Lunar..Esta com certeza tu também leu!
    voltando ao Vampiro dos superfriends, ele na verdade era um alien, não? E apareceu, acho, em uma aventura da Liga da Justiça...
    Jr , tens alguma noticia do Felix ????
    abraço

    ResponderExcluir
  8. @Jesus - ENtão, cara, eu já vi a "Dark Joker - he Wild", mas nunca li. Lembro de tê-la folheado numa comic shop de SP, mas quando notei que não fazia parte da trilogia vampiresca, que na época eu estava tentando completar, resolvi deixar pra outra oportunidade.

    Uma pena saber que a história é fraca, mas ainda tenho curiosidade.

    E, putz, o annual de Action Comics com a história da vampira é MUITO bacana - Arthur Adams arrebentando ali!

    @ Cosmonauta Spiff - Cara, esse episódio dos Superamigos me deixava MORRENDO de medo quando eu era moleque, putz...rs

    ResponderExcluir
  9. Jesus, o vampiro dos superamigos era o próprio Vlad. Mas acho que tinha uma história com uma vampira asteca também, mas em outro episódio. Ela tinha umas putas cáries nos dentões, saiam uns raios vampirizadores delas... Eca!

    Vampiro alien, eu só lembro daquele que apareceu no seriado Buck Rogers no Século 25.

    Por fim, legal, mas legal mesmo seria uma adaptação de Zagor contra o Vampiro pro universo do Batman, numa história elseworld.

    E por falar nisso, lembrei que A Oficina do Diabo é outro encontro do cavaleiro com as criaturas das trevas.

    James, o medo era mais crocante e tinha muito mais sabor no nosso tempo.

    Inté mais.

    PS. Não vejo o danado faz tempo.

    ResponderExcluir
  10. Ops, esqueci de comentar que, de fato, a história da Luar - publicada em Superpowers 08 - é uma das jóias no cinturão dos melhores do mundo. Aliás, se não me engano, acho que ela até foi adaptada para um desenho animado.

    Melhor só se eles chamassem aquela cidade se Salem's Lot. E o Arthur Adams arrentou mesmo.

    ResponderExcluir
  11. @ Cosmonauta Spiff - MUITO bem lembrado, cara, "A Oficina do Diabo" é uma ótima história da linha Elseworlds, tem arte MAGNÍFICA do Mark Chiarello, e é um ótimo exemplo de "Batman vs. Vampiros". Aliás, tem ainda a mini "Superman & Batman vs. Vampires & Werewolves", que teve até uma continuação. Nunca li, então não sei se presta, mas é mais uma pra lista!

    E, sim, o medo era mais crocante e tinha mais sabor no nosso tempo...rs

    ResponderExcluir
  12. Wilbur ,
    Cara sou fã do ZAGOR CONTRA O VAMPIRO, inclusive ja fiz um post aqui neste blog sobre esta ótima aventura do espirito com a machadinha !Dá uma olhada lá!
    Cara, A Oficina do Diabo é ótima! Lembro quando comprei o prestig original( acho que peguei um pro felix também) eu não sabia quem era o Chiarrelo mas HOWARD CHAYKIN era chamariz suficiente para cofrar o especial. A arte do Chiarello é fabulosa.
    Bah cara, Salems lot é a minha cidade de Vampiros preferida de todos os tempos! Quando sai a próxima excursão pra lá, falando nisto ?

    James, começei a ler a Superman,Batman vs vampiros e lobisomens ( tem a arte do Tom Mandrake que eu gosto muito ) mas não terminei...
    jesus

    ResponderExcluir