quinta-feira, 13 de maio de 2010

VIÚVA NEGRA - DE VILÃ A SCARLETT JOHANSSON!


A MISTERIOSA VIUVA NEGRA –

Uma das personagens mais estranhas e enigmáticas da MARVEL é a espião NATASHA ROMANOV. Criada para ser apenas uma coadjuvante no titulo do HOMEM De FERRO no inicio dos anos 60, a bela russa foi aos poucos se infiltrando dentro do Universo Marvel para deixar sua Marca ( ou seu veneno,hehehehe) em vários outros personagens mais “importantes” da casa das idéias.

Inicialmente a Viúva não passava de uma personagem de apoio, namorada do Gavião Arqueiro ( outro personagem sem pretensão que acabou ganhando destaque merecido ao ingressar no grupo dos Vingadores ) que então era um vilão. O uniforme da bela soviética (que na verdade chama-se Natália Romanova) era muito diferente do traje atual. Ela usava capa e mascara que depois abandonou por um colante mais estilizado.

Durante os anos 60 a Viúva Negra teve algumas aventuras, sempre como história de fundo de coleções mais destacadas e foi somente depois de mudar de uniforme e de se tornar a namorada de um outro personagem tido como do segundo escalão da Marvel, o Demolidor, que a Viúva negra ganhou novo fôlego , inclusive o titulo da coleção do homem sem medo ganhou o acréscimo do nome da personagem na capa da revista. Era inicio dos anos 70. Passado algum tempo a vida da espiã tem um novo rumo, ela abandona o herói cego e vão formar um novo grupo de heróis “secundários” chamados OS CAMPEÕES! Se junta a alguns personagens tais como: Anjo, Motoqueiro Fantasma, Hercules ( com quem tem um breve romance) e Homem de Gelo. Juntos protagonizam varias e interessantes aventuras. A viúva vai deixando cada vez mais a condição de super espiã e torna-se uma super-heroína.

Ela volta a aparecer em uma aventura do DEMOLIDOR – Super Aventuras Marvel nº 01.

Uma das próximas aventuras de Natasha que lembro é a publicada aqui em Homem Aranha nº04 –editora Abril 1983 formatinho – onde Peter Parker encontra uma jovem desmemoriada que tem um incrível medo de tudo e de todos. Ao ajudá-la Peter acaba envolvendo-se em uma história de Conspiração, espionagem e drama. Com a participação de NICK FURY, SHANG SHI, MADAME HIDRA e SAMURAI DE PRATA. A jovem em questão é a Viúva Negra.

Depois novamente vemos a viúva junto ao homem sem medo no arco de Frank Miller já com um novo uniforme...

Mas o mais intrigante sobre a “jovem” Natasha foi saber que ela esteve ao lado de WOLVERINE e o CAPITÃO AMÉRICA em um episódio da Segunda Grande Guerra...Putz, quantos anos tem afinal a espiã soviética ??? eu não sei e nem lembro de que algum autor tenha explicado até o momento.

A Viúva voltou a protagonizar na revista MARVEL APRESENTA Nº 02 ( Black Widow –mini-série- no original) um excelente trabalho a seis mãos : DEVIN . GRAYSON, GREG RUCKA e SCOTT HAMPTON. Este é o primeiro trabalho do HAMPTON para um personagem da MARVEL ( pelo menos eu acho que é !) que eu lembro de ter visto. O cara é um gênio. A história é sobre um duelo entre a nova Viúva Negra (Yelena Belova) e Natasha. O resultado justifica plenamente a expectativa...


Mas o melhor da Viúva Negra ainda estava para vir: Scarlett Johansson! Ela vive a bela espiã e na opinião deste que escreve não poderia haver escolha melhor (Ela é o único motivo que me levou a assistir KING KONG) do que a bela loira.

É interessante ver como a imagem da Viúva Negra da capa do MARVEL APRESENTA Nº 02 lembra muito a atriz. Era o ano de 2002!

CURIOSIDADES :

*Quando a editora Abril publicou a edição do titulo UNCANNY X-MEN Nº 268 - Cavaleiros de Madripoor - Onde aparece o encontro de Wolverine com o Capitão América durante os dias da segunda guerra mundiaL, deixou de publicar a bela capa da edição produzida pelo ótimo desenhista JIM LEE. No número 67 da revista X-MEM formatinho aparece outra capa, uma com VAMPIRA enfrentando MISS MARVEL! Mas isto não foi o pior que a abril fez. Eles adulteraram a capa de JIM LEE a publicaram no SUPER ALMANAQUE MARVEL Nº porém excluiram a imagem da Viúva Negra!

Os leitores brasileiros só iriam poder apreciar esta capa e os lindos desenhos de Lee em sua totalidade quando a PANINI lançou OS MAIORES CLÁSSICOS DOS X-MEM VOL 01 - O FENÔMENO JIM LEE.

Jesus Ferreira

Zonafranca34@hotmail.com

3 comentários:

  1. Jesus, para você, quem seria a melhor atriz para interpretar a Yelena Belova, a outra Viúva Negra?

    ResponderExcluir
  2. Querido Jesus...
    então tu foste assistir "King Kong" pelo motivo errado, pq ela não aparece no filme...
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Putz, é verdade . Mas por favor, não me culpe por não ter prestado atenção no nome daquela deusa que toma conta de toda a tela. E aproveito, respondo ao outro amigo que pergunta quem poderia interpretar a outra espião :NAOMI WATTS.
    Magnifica.
    abraço

    ResponderExcluir