sexta-feira, 29 de outubro de 2010

TEX E OS FANTASMAS NO DESERTO - NICOLÓ


OS FANTASMAS DO DESERTO
Eu aprendi a gostar do NICOLÓ. Não sei se foi exatamente com esta aventura, ou se foi antes com O CORCEL SAGRADO, mas uma coisa é certa: com OS FANTASMAS DO DESERTO e a VINGANÇA DOS TUAREGS, Nicoló entrou para sempre no roll dos meus desenhistas preferidos do TEX. Talvez tenha sido por conta do roteiro sensacional do grande Bonelli. Eu não sei. Sei que quando li a primeira parte da aventura que iria se desenvolver nos números 66 e 67 da série normal do Tex da vecchi não pude deixar de perceber que ali estava uma história impar do universo dos rangers.
É comovente como se reúnem no mesmo enredo tantas situações em que mais importante que o poder das armas e da força, vai prevalecer a justiça, o senso de honra, de amizade, de lealdade e, sobretudo, do respeito pelo outro...Quando Tex encontra pela primeira vez os Tuaregs há o tradicional confronto, mais da parte deles que em número maior pensam poder impor sua " justiça" aos quatros amigos.
Porém logo se percebe que, não se pode impor pela força aquilo que se deve abraçar por convicção. A história, por pouco que seja, tem um víeis religiosos - bem sutil mesmo - e lida também com a discriminação e a prepotência de uma nação rica e forte tem á outra considerada menor e fraca. Partindo de um fato real, o autor recheia a história com muita ação e aventura. O tema do fanatismo religioso e o sonho expansionista dos Tuaregs são retratados com muito bom tom pelo imortal BONELLI e inserido coerentemente dentro do contexto da aventura.
Mas o quê acaba prevalecendo ao final das contas é o grande senso de justiça de TEX e seus amigos. Alias a Amizade mais uma vez é uma das molas mestras da aventura. A amizade entre os quatro pards, a amizade entre TEX e COCHISE, a confiança de Tex em quê o grande Líder Apache chegaria a Tempo para resgatá-los de uma situação “brasina", o caráter do Príncipe muçulmano, que como todo grande chefe pensou primeiro em sua gente e depois em seus interesses pessoais e o grande respeito que este mostra por aqueles que ele reconhece serem grandes guerreiros...Todos estes elementos fazem desta aventura um grande clássico na mitologia do personagem Bonelli. Esta é sem duvida uma das histórias clássicas da melhor fase do herói em muito tempo.
Para nós, brasileiros particularmente, estas aventuras foram publicadas em um grande período da vida editorial do personagem. Era uma época em que se pode hoje dizer, a maioria esmagadora das aventuras eram fenomenais. Um clássico atrás de outro...
E que dizer da capa da TEX nº 66? É uma pintura...de tirar o fôlego. Gallep, o mestre insuperável de todas as capas esbanja sua genialidade em uma das mais lindas capas da coleção.

Agora estas aventuras clássicas estão sendo novamente resgatadas na coleção em cores que semanalmente aporta nas bancas italianas. O trabalho do Nicoló está extremamente valorizado na sua versão colorida.

TEX Nº 66 - FANTASMAS DO DESERTO - EDITORA VECCHI

TEX Nº 67 - A VINGANÇA DOS TUAREGS - EDITORA VECCHI


JESUS FERREIRA

zonafranca34@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário