terça-feira, 25 de outubro de 2011

TEX FORA DE SÉRIE BRASILEIROS : O ÍDOLO DE CRISTAL E TEX O GRANDE


Na Italia é muito comum todos os anos lançarem diversos álbuns especiais sobre ou com o personagem TEX WILLER. Pórem aqui no Brasil estes lançamentos são muito escassos. Por isto temos sempre que lembrar ou celebrar quem ousou por aqui publicar edições especiais deste popular personagem. É o caso hoje de falarmos sobre dois álbuns que se destacaram em seu momento e que ainda hoje são tidos como peças raras de coleção. Falemos de :
- TEX O ÍDOLO DE CRISTAL - Álbum em capa dura, medindo 21 x 28 cm , em papel especial , lançado em 1980 pela editora VECCHI , que naquele momento detinha os direitos de publicar TEX no Brasil. Nos créditos temos como editor o lendário OTA! Além da aventura, completa, retirada do nº 200 que havia sido publicado em cores recentemente na Itália, o álbum contem uma pequena biografia dos criadores do personagem e também a lista de alguns dos seus desenhistas. Também há uma listagem com os titulos de todos os 118 números da coleção publicados até o momento do álbum. Este álbum na época de seu lançamento NÃO foi vendido em BANCAS DE REVISTAS. Para adquiri-lo era necessário preencher um cupom que vinha encartado em algumas das publicações da VECCHI e pedi-lo pelo reembolso postal. Esta condição, mais o seu alto valor na época, o tornaram um dos itens mais raros da coleção de TEX no BRASIL.

- TEX O GRANDE - EDIÇÃO ESPECIAL DE 40 ANOS ! O primeirissimo dos TEX GIGANTES - que neste momento ainda não havia recebido este título - Lançado pela EDITORA GLOBO em Setembro de 1988 para comemorar os 40 anos de nascimento do personagem na ITALIA, a edição nacional saí praticamente ao mesmo tempo que a versão original italiana. A nossa versão traz uma extensa matéria contando o desenvolvimento do personagem tanto na Italia como no Brasil. Também são apresentados outros importantes personagens do velho oeste, não só da Bonelli. Há uma pagina com depoimentos de leitores e pessoas do meio dos quadrinhos. E mais duas paginas com os autores do mundo do TEX. Então começa a grande aventura a cargo de CLAUDIO NIZZI e GUIDO BUZZELLI. São 222 paginas de uma expetacular aventura. TEX O GRANDE foi reeditado pela própria GLOBO alguns anos mais tarde, como comemoração dos 50 ANOS do personagem. Mas esta edição de 40 anos é especial e mais uma bela peça de coleção!

zonafranca34@hotmail.com
55 -30260950

Nenhum comentário:

Postar um comentário