sábado, 11 de fevereiro de 2012

TEX Nº 300 - UMA EDIÇÃO SUPER ESPECIAL! E OUTRS CONSIDERAÇÕES!

Hoje um amigo e cliente, de 44 anos, aficionado por Tex desde os anos 70, comprou aqui na loja a edição “Super Especial” Tex coleção nº 300. Este mesmo amigo também colecionava a Tex Em Cores.
Abre aspas para as palavras do Max “ Como pode um personagem tão longevo nas bancas brasileiras , desde 1971, merecer uma ediçãozinha como esta ??? Será que é isto mesmo que nós brasileiros, leitores aqui deste terceiro mundo, merecemos levar por nossos E 3,66 ( Três Euros e sessenta e seis centavos em um cambio + - paralelo ) ???? “

É claro que é perfeitamente compreensível a frustração do nosso amigo leitor com o modo que a Editora Mythos trata o nosso Tex aqui no Brasil. Pois há poucos dias recebemos a noticia de que a Mythos acabou com a melhor das suas publicações da linha BONELLI. A Tex Em Cores teve uma vida muito curta. E já deixa enormes saudades. O motivo alegado pela editora para o cancelamento da série foi “falta de acordo com a casa Bonelli para prosseguir com o titulo!”. Convenhamos que esta seja uma explicação um tanto quanto que vaga! Não é mesmo?
Quando se falou da publicação desta série no Brasil (Tex em Cores) e que iria ser uma publicação seguindo os passos da publicada na Itália – reedição das histórias antigas do personagem em ordem de aparição desde 1948 – eu e alguns amigos, apesar da nossa alegria pelo anuncio de tão ousada empreitada , ficamos céticos quanto ao sucesso comercial da coleção por julgarmos que um material tão “datado” seria de pouco apelo para os colecionadores menos “ apaixonados” ! Porque lamentavelmente temos de reconhecer que esta fase inicial do personagem já foi explorada quase a exaustão aqui por outras publicações ditas também ESPECIAIS! E ao preço de R$ 30,00 muitos fãs abriram mão de ter em suas prateleiras mais uma versão de uma história que eles já tinham em uma ou duas versões – mesmo que esta fosse agora sua versão definitiva em Tecnicolor de Luxo! Mas quando peguei a edição em mãos, me apaixonei por ela!
Lamentei pessoalmente o anuncio do fim de Tex em Cores, pois eu a colecionava, mas infelizmente não me causou surpresa! Eu não queria, mas previa isto que aconteceu!
Mas voltando ao que o Max disse e procurando entender o porquê do seu descontentamento, quero abrir uma questão: Será que não há hoje no mercado ocupado pelo personagem TEX, nas bancas brasileiras, espaço para uma publicação, em formato italiano e a cores, com o mesmo tipo de papel deste nº 300, cujo valor final para o colecionador ficasse em torno de R$ 10,00. Sem o pôster, claro. Será que a editora não conseguiria vender uma quantidade de edições a este preço que justificasse o empreendimento?
Eu particularmente, quando ouvi falar da publicação do Tex em Cores, pensei em sugerir aos Editores, não uma cópia da edição Italiana da coleção Storica a Colori, mas uma republicação da nossa coleção original do Tex, começando pelo O Signo da Serpente, seguido de Vingança de India, A Batalha de Silver Bell, e este hoje editado Forte Apache! Minha ideia era esta, fazer uma reedição em formato italiano em cores a um preço acessível. Ao preço de dez reais tenho certeza que uma coleção assim faria muito sucesso com os novos e velhos colecionadores. Este Tex 300 vem a provar isto, só peca pelo formato, mas a história é ótima, as cores perfeitas e o papel aceitável. Além do preço, que apesar de não ser uma pechincha, se a revista fosse em formato italiano, mais do que se justificaria.
É difícil saber o que querem mesmo os leitores de Tex no Brasil. Tem-se a impressão que na verdade a maioria esmagadora dos compradores de Tex não querem edições elaboradas, com um padrão de qualidade diferenciado. Eles preferem mesmo o Tex normal! Aquele ao qual estão acostumados desde sempre. E não se dão conta que hoje pagam um valor alto (se formos comparar com outros produtos de outras editoras que custam o mesmo preço e tem outra qualidade gráfica) por uma revistinha em formato pequeninho em preto e branco. Será culpa da editora dar ao seus clientes o que eles querem ? Acho que não. Acho que precisamos aprender a exigir mais pelo nosso dinheiro. Valorizar nosso hobby! E claro, sabendo que isto tem um custo, mesmo que inicialmente nos pareça alto...
É claro também que para a editora, publicar revistas, sejam elas TEX, ZAGOR, CONAN, HELLBOY, etc... É antes de tudo um negócio. E ninguém nos negócios “bota pra perder”! Por isto é claro que eles só vão levar adiante o que for economicamente rentável. E se há tantos Tex em repetecos em bancas, pese sua qualidade gráfica ou não, é porque elas vendem. E se vendem é porque tem aprovação dos leitores e a Editora não vai ir contra estes leitores que todos os meses deixam seu rico dinheiro no cofre dos editores, certo!?
Deixando estas considerações de lado e voltando lá em cima ao TEX 300, quero dizer que gostei muito da edição (que só não é perfeita por não ser em formato italiano) e acho que este seria um padrão a ser seguido se por ventura a editora resolvesse voltar a publicar material colorido aqui no Brasil. Não é necessário o esmero da edição Em Cores, com seu papel especial, e seu preço também especial. Mantenha-se o formato italiano da edição em Cores e as características deste Tex 300, preço, papel, cores! Acho que assim seria viável uma nova coleção colorida do Ranger;
Quem sabe o que o futuro irá nos trazer? Talvez somente o Mefisto! Ou então o Bruxo Mouro! Se dependesse de mim eu gostaria de ver uma terceira edição do TEX no Brasil, como foi publicado pela Editora Vecchi, em formato italiano e em cores! Mas sei que é difícil ou até mesmo impossível contentar a todos ou a cada um. Fica com o Editor esta difícil tarefa. Desejo boa sorte!

jesus ferreira
zonafranca34@hotmail.com
55 -3026095

Nenhum comentário:

Postar um comentário