segunda-feira, 30 de abril de 2012

X-MEN ANNUAL 03 - O DIA EM QUE KULL SUPEROU FRANK MILLER

Em Agosto de 1983 estreia no número 14 do  titulo SuperAventuras Marvel os Fabulosos X-men! Em uma aventura contra o Arcade os pupilos do prof. Xavier fazem sua primeira aparição nos títulos da Editora Abril. Os  filhos do átomo se revelariam a  franquia de maior sucesso comercial da Marvel em todos os tempos, maior que o Homem Aranha ou o Quarteto Fantástico. E depois deste nº 14 da SAM, os X-Men voltariam a aparecer no número 16 ( na verdade esta é edição onde fazem sua estreia. No original Giant Size X-men nº 01, de 1995. A capa desta edição é uma colagem de varias cenas dos X-men. Todos desenhos de John Byrne, porém a aventura é desenhada por Cockrum.) de superaventuras. E a próxima aparição dos pupilos de Xavier seria precisamente no número 18 de SAM.
"Meu Mundo está Morrendo!" Este é o titulo do Annual 03 dos X-men ( 1979). Uma envolvente aventura em que os X-men viajam para o planeta de  Arkon para resgatar Ororo que foi raptada pelo monarca daquele enigmático lugar. Na verdade Arkon chegou a terra a procura do Poderoso Thor e dos Vingadores, aos quais iria pedir ajuda para salvar seu planeta. Infelizmente os maiores heróis da terra estavam fora em missão. Então não restou ao lorde alienígena outra opção que  não fosse recorrer aos poderes da rainha das tempestades : Ororo!
Esta é a primeira e acho que a única vez que George Perez desenhou uma aventura dos X-men. Não recordo de ter visto algum outro trabalho dele com o grupo. O engraçado aqui é o fato de esta aventura ter saído tão sem alarde por aqui. Pois veja, o desenho da capa é de FRANK MILLER, que estava arrebentando por aqui no Demolidor e no Batman. O roteiro, bueno, era do Claremont que naquela época escrevia tudo dos X-men. E o desenho era de Peréz que também estava arrebentando com os Novos Titãs e já havia passado pela Liga e principalmente pelos VINGADORES. Talvez, com certeza, a editora preferia investir em seus outros títulos, principalmente os que derivavam do segmento Espada- Feitiçaria, leia-se Conan, e dar destaque para o outro título recém publicado pela Abril chamado Kull, O Conquistador. Com certeza foi isto que levou a editora a publicar uma capa com o Rei da Atlântida a usar a capa de Miller.
Recentemente comprei um encadernado com todas estas sequencias de histórias, as primeiras de Claremont, Cockrum e Byrne, com os X-men. E o bacana destas edições é a gente poder reler estas histórias clássicas e também ficar por dentro de algumas curiosidades e acompanhar na sequencia em as revistas foram feitas. Saber porque tal desenhista não desenhou determinado número, porque tal capa não saiu como tinha sido pensada inicialmente, ect. etc...E lendo este meu encadernado, percebi que já tinha lido aquela aventura dos X-men, a do Annual 03, mas não lembrava daquela capa.. E putz, como é que eu ia esquecer uma capa do Miller ??? A resposta, como sempre, é mais simples do que supõe nossa vã filosofia..Eu  não lembrava porque simplesmente nunca tinha visto aquela capa. A Abril decidiu que o Rei Kull era superior ao genial Miller! E então, pros que estão em casa, deixo aqui a capa do X-MEN ANNUAL 03!

Jesus Ferreira
zonafranca34@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário