É o caso desta álbum da Devir Livraria que lançado em 2009 não teve a repercussão merecida entre os leitores ! Talvez o fato deva-se a que seu autores não serem conhecidos do grande público, alias, este é o primeiro dos seus trabalhos para os quadrinhos - ele fez depois algumas coisas para a Dc , Valiant, Disney , e Top Shelf ! Pesquisando na web, encontrei este ótimo texto sobre SUBSTITUTOS :

Em 2054, as pessoas não saem mais de casa para realizar qualquer tarefa cotidiana. Ao invés disso, elas interagem com o mundo através dos Substitutos, androides avançados que imitam a aparência humana, e são controlados pelos usuários à distância. Trabalho, passeios, lazer e sexo: tudo é executado pelas pessoas através de seus novos corpos. Parecido com os avatares do jogo/site de relacionamentos Second Life, com a diferença de que a interferência é no mundo real. Como o leitor já deve ter imaginado, também dá para fazer um paralelo entre a premissa deste quadrinho e o nosso comportamento nas redes sociais e nos messengers da vida - quem nunca, digamos "floreou" alguma informação ao conversar nestes lugares? Em Substitutos, entretanto, tudo isto ganha uma nova dimensão, já que na prática uma pessoa pode realmente se tornar outra - muito mais jovem, alta forte, de outra etnia e até de outro gênero.

Os desenhos de Brett Weldele podem dividir opiniões: aqui, ele usa um estilo bem simplificado, rabiscado mesmo, cuja arte-final foi realizada totalmente no Photoshop. O resultado é um visual que vai na contramão de quase todas as HQs de ficção científica: rústico, sem muito destaque para equipamentos e cenários mirabolantes detalhadamente desenhados, mas que por outro lado investe na expressividade das figuras humanas. É como se a dupla de criadores afirmasse a importância dos seres humanos, ao valorizar mais a arte de contar a história (e seus personagens) do que um visual bonito mas desprovido de alma. As cores e texturas são bastante estranhas também: Weldele não buscou o realismo ao utilizá-las, criando um clima opressivo, bem cyberpunk mesmo.

O texto acima pertence á Bruno Rios Evangelista e foi publicado no Almanaque Virtual !
Então fica a dica para este fim de semana se você quer ler um quadrinho interessante fora do estilo super-herói !
SUBSTITUTOS - Robert Venditt / Brett Weldele
DEVIR LIVRARIA
R$ 40,00
zonafranca34@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário