sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

SUBSTITUTOS - A HISTÓRIA QUE DEU ORIGEM AO FILME ! DEVIR LIVRARIA

Muitas vezes uma grande obra precisa que o tempo passe para que seu valor seja reconhecido.
É o caso desta álbum da Devir Livraria que lançado em 2009 não teve a repercussão merecida entre os leitores ! Talvez o fato deva-se a que seu autores não serem conhecidos do grande público, alias, este é o primeiro dos seus trabalhos para os quadrinhos - ele fez depois algumas coisas para a Dc , Valiant, Disney , e Top Shelf !  Pesquisando na web, encontrei este ótimo texto sobre SUBSTITUTOS :
"Já disseram que os escritores de ficção científica, mais do que tentarem prever as grandes realizações da ciência no futuro, usam de imaginação para criar uma visão futurística da sociedade e assim discutir problemas atuais. É o caso de Substitutos, HQ criada pela dupla Robert Venditti e Brett Weldele, trazida até nós pela Devir e publicada originalmente como uma mini-série de cinco edições pela Top Shelf Comics nos Estados Unidos. Embora sua história se situe quase 50 anos no futuro, Substitutos aborda de forma bem interessante um assunto pertinente do mundo contemporâneo - a simulação, a necessidade de se mostrar às pessoas de uma forma diferente (melhor?) do que realmente é, e a facilidade de fazer isto com a ajuda da alta tecnologia.

Em 2054, as pessoas não saem mais de casa para realizar qualquer tarefa cotidiana. Ao invés disso, elas interagem com o mundo através dos Substitutos, androides avançados que imitam a aparência humana, e são controlados pelos usuários à distância. Trabalho, passeios, lazer e sexo: tudo é executado pelas pessoas através de seus novos corpos. Parecido com os avatares do jogo/site de relacionamentos Second Life, com a diferença de que a interferência é no mundo real. Como o leitor já deve ter imaginado, também dá para fazer um paralelo entre a premissa deste quadrinho e o nosso comportamento nas redes sociais e nos messengers da vida - quem nunca, digamos "floreou" alguma informação ao conversar nestes lugares? Em Substitutos, entretanto, tudo isto ganha uma nova dimensão, já que na prática uma pessoa pode realmente se tornar outra - muito mais jovem, alta forte, de outra etnia e até de outro gênero.

A história começa quando um casal é atacado pelo Limpa-Chaminés, um terrorista possuidor de um mecanismo capaz de arruinar completamente os substitutos. Sua intenção, aparentemente, não é machucar as pessoas, mas fazer com que elas voltem a viver "pessoalmente" suas próprias vidas. O detetive Harvey Greer, designado para o caso, inicialmente deseja manter a ordem, mas após ter sua réplica cibernética destruída, passa a questionar o uso indiscriminado destes androides. A história que se segue é uma trama policial contada num ritmo vertiginoso, prendendo a atenção do leitor até o final. Os diálogos são muito bons, os personagens causam empatia instantânea, e o mais impressionante é que o roteirista é um estreante: Robert Venditti nunca havia escrito uma graphic novel antes de Substitutos, e provou ter um grande talento para a coisa.

Os desenhos de Brett Weldele podem dividir opiniões: aqui, ele usa um estilo bem simplificado, rabiscado mesmo, cuja arte-final foi realizada totalmente no Photoshop. O resultado é um visual que vai na contramão de quase todas as HQs de ficção científica: rústico, sem muito destaque para equipamentos e cenários mirabolantes detalhadamente desenhados, mas que por outro lado investe na expressividade das figuras humanas. É como se a dupla de criadores afirmasse a importância dos seres humanos, ao valorizar mais a arte de contar a história (e seus personagens) do que um visual bonito mas desprovido de alma. As cores e texturas são bastante estranhas também: Weldele não buscou o realismo ao utilizá-las, criando um clima opressivo, bem cyberpunk mesmo.

Grandemente influenciada por autores como William Gibson, Orson Scott Card e, claro, Philip K. Dick, Substitutos é um altamente recomendada para os fãs de ficção científica. O álbum ainda vem com alguns extras, como esboços, trechos do roteiro e uma cena excluída. É legal destacar, também, a falsa campanha publicitária criada para a empresa Virtual Self, que criou os substitutos, também disponível neste volume: é algo tão bem feito que alguns leitores da mini-série original pensaram em se tratar de uma propaganda verdadeira. Isto é que é imersão, não é?"
O texto acima pertence á Bruno Rios Evangelista e foi publicado no Almanaque Virtual !
Então fica a dica para este fim de semana se você quer ler um quadrinho interessante fora do estilo super-herói !
SUBSTITUTOS - Robert Venditt /  Brett Weldele
DEVIR LIVRARIA
R$ 40,00

zonafranca34@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário