
Muitos não lembram ou não sabem mas coube ao grande desenhista Letteri a missão de introduzir nas aventuras de Tex o famoso chefe apache Chiricahua. Cochise aparece pela primeira vez no número 83 da edição mensal italiana na aventura chamada A Lança Sagrada (número 25 da série mensal da editora Vecchi).
Aqui no Brasil como não havia a preocupação em publicar as histórias em ordem cronológica, como foram editadas na Itália, nós vimos primeiramente a versão de Galep do lendário chefe Chiricahua na edição número 04 da revista mensal na aventura intitulada Forte Apache(número 100 da edição mensal Italiana).

O Cochise de G.L.Bonelli é um sábio chefe que busca o bem estar de seu povo e tem em Tex Willer, ou melhor, Águia da Noite, o seu grande amigo e irmão de sangue. Ambos os chefes tem o respeito de seus comandados, pois sempre agem com Justiça e bravura nas questões que envolvem o povo vermelho. Bonelli ao criar a personalidade do líder apache decalcou da figura real aqueles aspectos mais favoráveis, como a astucia,bravura, inteligência e carisma do grande chefe. Propositalmente Bonelli deixa de lado o caráter violento e combativo do Cochise real que enfrentou e massacrou diversos inimigos ao longo de sua história.

“Os Apaches não tem amigos brancos. Mas tenho dois inimigos em que posso confiar: Tex Willer e Tom Jeffords, meus irmãos de sangue.”
Jesus Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário