quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

CLÁSSICOS DC - THE DEMON By JACK KIRBY -PLANETA DeAGOSTINI



Desde os tempos imemoriais o Demônio assombra e tenta o coração dos homens!
Vestido em suas formas mais ardilosas e matreiras o ser vindo dos abismos infernais não reconhece senhor ou iguais!
Para si tudo deseja contra todas as forças peleja sejam divinas ou mortais Etrigan é a quem todos temem!

Seguindo com a decisão de oferecer aos leitores espanhóis o melhor que foi produzido pelo REI JACK KIRBY dentro do Universo DC, a editora Planeta
DeAgostini lança nas bancas o encadernado CLÁSSICOS DC DEMON - JACK KIRBY !
Um tijolão de 368 paginas trazendo todos os 16 números da coleção DEMON produzidos e premeditados pelo mestre Kirby! Talvez com exceção ao fabuloso DARKSEID, Etrigan é o personagem de kIRBY mais lembrado dentro do Universo DC. Etrigan já participou de dezenas de aventuras ao lado de pesos pesados da editora como : BAtman, Superman, Liga da Justiça e também lutou ao lado dos personagens "místicos" da editora.
Mas antes de suas andanças com os maiores mitos da editora DC, The Demon enfrentou as hordas selvagens da bruxa Morgana Le Fay para proteger os segredos do Mago Merlin e seu livro da Eternidade! CAMELOT caiu, mas de suas cinzas se levantou a criatura infernal...
Nos 16 números que escreveu e desenhou para a DC a partir de Agosto de 1972 JACK KIRBY demonstra toda sua admiração pelas grandes histórias e lendas que ouviu durante toda sua vida juvenil enquanto lutava bravamente para sobreviver nas duras e pobres ruas de uma Nova York do inicio dos anos 20! As brigas, a pobreza, o preconceito, tudo isto era esquecido quando o jovem JACOB KURTZBERG mergulhava nos fantásticos mundos que desfilavam ante seus olhos nas tardes de cinema do bairro. Nos contos de livros aventurosos e nos mitos e lendas de seus antepassados!

Todos estes elementos estão presentes na concepção e desenvolvimento de ETRIGAN! Assim como estiveram presentes nos títulos Novos Deuses e posteriormente em OS ETERNOS - mas isto é outra história- ! Apenas, JACK KIRBY, se toma algumas liberdades "literárias" juntando aos mitos ditos reais, ou do mundo real como o conhecemos, temas e referências de filmes ou livros que em algum momento ou outro o tenham fascinado ou mesmo intrigado! Jack Kirby misturava tudo em seu borbulhante caldeirão magico e daí tirava poções do mais alto nível de entretenimento! Frankstein, Drácula, Lobisomen, aliens, deuses, Cavaleiros Medievais, vilões cruéis, lindas jovens indefesas e malévolas feiticeiras ancestrais , todos misturados neste cenário "infernal" esperando surgir das chamas abissais o terrível guardião de secretos ancestrais! A criatura despertará de seu sono para caminhar novamente pela terra e nada nem ninguém estará livre de sua irá mortal. MERLIN cria seu lacaio em meio a queda de CAMELOT, mas MORGANA LE FAY não irá se apoderar dos segredos do velho mago! Desfazendo-se da forma infernal, JASON BLOOD irá caminhar pela terra, em uma jornada imortal até ouvir novamente o chamado de seu senhor imoral!
Depois dos 16 números findos em 1974 , muito tempo depois, MATT WAGNER - outro grande autor que bebeu diretamente da mesma fonte que o velho REI - "ressuscita" ao Demônio de tez amarela! Durante uma mini-série em 04 partes, Wagner reposicionou o personagem de Kirby para os anos 80! Era 1986 e os fãs pediam uma levada mais "sombria" para os personagens cults da casa e Matt Wagner, seguindo o bom caminho já percorrido por outros autores do velho mundo, também levou seu Demônio para lugares sinistros nunca antes imaginados até mesmo pelo lendário tecedor de mundos, Jack King Kirby! Mais do que Etrigan, Jason Blood é o ponto central da trama, juntamente com o seu relacionamento com MERLIN e a revelação da descendência infernal do Demônio imortal.
Esta não foi a ultima vez que ETRIGAN foi alvo de endemoniados autores! Gart Ennis, Alan Grant apenas para citar dois autores ingleses que também tentaram domar a vil criatura em vã tentativa de contralor as iras infernais! A todos o demônio de tez amarela suprepujou e hoje percorre liberto as noites
invernais deste imenso Universo DC...
No Brasil, Etrigan aparece com alguma regularidade desde os tempos da Editora Ebal - apesar de nunca haver sido contemplado com revista própria, até 1999 quando a Tudo em Quadrinhos tentou levar adiante a fase de Alan Grant - fez aparições em títulos como BATMAN EM CORES ,EDIÇÃO EXTRA! Em 1985 o Demônio aparece novamente, desta vez no titulo SUPER-HOMEM em formatinho, da Editora Abril! Mais precisamente no número 07!
A partir daí muitas serão as aparições do ser infernal, seja em participações especiais com os maiorais da casa, ou em títulos cults como Monstro do Pântano ou Sandman, seja na mini-série de Matt Wagner - publicada entre os números 29 a 32 do titulo SUPERAMIGOS - seja em mini-séries como ODISSÉIA CÓSMICA. A verdade é que não há descanso para a criatura vil.
Desde algum lugar, cercado por um centena de seres, um grande MAGO - REI solta uma risada que retumba debochada e vibrante! As correntes de sua criação imortal foram quebradas e hoje anda solto no mundo um ser chamado ETRIGAN!

Nenhum comentário:

Postar um comentário