quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

BIBLIOTECA MARVEL EXCELSIOR O PODEROSO THOR VOL 03


Dando continuidade a tentativa de listar os volumes dedicados ao Deus do Trovão dentro da coleção BIBLIOTECA MARVEL, hoje trazemos o volume 03 da coleção!

Depois de apresentar todos os episódios da série CONTOS DE ASGARD nos dois primeiros volumes, é a partir deste terceiro tomo que realmente se pode dizer que começam as fabulosas aventuras do deus nórdico do Trovão! Naqueles primeiros anos da década de 60 a MARVEL queria expandir mais seu mercado. Depois de lançar os QUATRO FANTÁSTICOS e o INCRIVEL HULK, Stan Lee e Jack Kirby vão beber diretamente na fonte da mitologia NORDICA e apresentam a O PODEROSO THOR – O DEUS DO TROVÃO!

Estes primeiros números ainda não darão a idéia exata do que significará para Lee & Kirby este titulo, nestas primeiras histórias ainda vemos a dupla buscando o melhor enfoque para contar as aventuras do Deus Nórdico, e depois de haverem deixado o personagem nas mãos de outros autores por algum tempo, voltaram e transformaram a coleção do filho de Odin em uma das melhores sagas já produzidas em todos os tempos!

Biblioteca Marvel Excelsior - O Poderoso Thor vol 03 traz os seguintes episódios:

Journey in the mistery nºs 83,84, 85, 86, 87, 88, 89, 90, 91, 92,93 – de Agosto de 1962 a Junho de 1963!

No clássico Journey in the mistery nº 83 é contada a origem do Deus do Trovão – Nas montanhas da Noruega o médico Donald Blake ao se refugiar em uma caverna, encontra um velho cajado. Ao tentar usar a mesma como alavanca para mover uma rocha que lhe barra a saída, uma fantástica explosão de energia mística transforma Donald Blake no mesmíssimo DEUS DO TROVÃO! Os Homens de Rocha de Saturno é o titulo de estréia do deus do trovão.

A maioria destas histórias saiu no Brasil no titulo: ÁLBUM GIGANTE 4ª Série – O PODEROSO THOR da editora EBAL e algumas pouquíssimas foram publicadas pela editora ABRIL nos títulos HERÓIS DA TV e CAPITÃO AMÉRICA.

Alguns detalhes importantes destes primeiros números : Jane Foster aparece na edição de número 84 de Journey . Já no número seguinte quem estreia é LOKI -apesar de que os puristas dirão que na verdade é uma reestríea, pois LOKI é um personagem já usada nos tempos da TIMELY durante a chamada IDADE DE OURO das HQ. - Também no nº 85 aparecem ODIN, HEIMDALL, TYR e BALDER , bem como o Reino de Asgard! No nº 93 aparece pela primeira vez o HOMEM RADIOATIVO...

B.M.E O PODEROSO THOR VOL 03 - PRETO E BRANCO – 166 paginas
JULHO DE 2001 - PLANETA DeAGOSTINI - FORUM

Jesus Ferreira
zonafranca34@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário