quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O PODEROSO THOR - BIBLIOTECA MARVEL EXCELSIOR

Em janeiro de 1999, surgia na Espanha, a coleção BIBLIOTECA MARVEL EXCELSIOR! Através da iniciativa de comics Forum e de seu editor Alejandro M. Virtua, era criada uma linha de revistas em formato pequeno mas com uma grande quantidade de paginas, em preto e branco, com o propósito de publicar, em ordem cronológica e sem cortes, os principais títulos Marvel aparecidos nos anos 60 e 70! Ou seja, toda a base do que veio se tornar conhecido como Universo Marvel.
Era a primeira vez que uma editora se propunha algo tão grandioso! E o sucesso foi imediato!
Depois de firmadas as primeiras coleções : Capitão América, Quarteto Fantástico, Os Vingadores, era chegada a hora de publicar um titulo que vinha sendo pedido insistentemente pelos fãs desde os primeiros correios : O PODEROSO THOR! E foi assim que em Maio de 2001 surgiu nas bancas espanholas o primeiro número da BIBLIOTECA MARVEL EXCELSIOR - EL PODEROSO THOR !
Para os primeiros dois volumes da coleção que durou até o 37º, os editores decidiram publicar TODOS os episódios das clássicas CONTOS DE ASGARD! Ao longo das 330 paginas que compõem os volumes 01 e 02 de B.M Thor, são apresentados os episódios correspondentes aos
aparecidos em JOURNEY INTO MISTERY 97 a 125 e THE MIGHTY THOR 126 a 145.
Mas além destes pequenos relatos, os dois primeiros números da coleção, também trazem os primeiros ANUAIS : The Mighty Thor annual 01 e também o anual nº 05 que tem ligação direta com as aventuras anteriormente apresentadas : A aparição e combate entre os deuses de Asgard e do Olimpo!

Diz-se que talvez esta coleção - de Thor - foi o maior trabalho da vida de JACK KIRBY! Que neste titulo foi onde ele pode desenvolver toda seu potencial criativo e que foi a partir das histórias surgidas nesta série que o velho REI evolui dentro do universo das histórias em quadrinhos para algo mais que ainda não foi sequer entendido, quanto mais superado! Particularmente, concordo! Sempre achei o Deus do Trovão um dos maiores personagens MARVEL.
Tentarei mostrar durante as próximas semanas, todas as capas e o conteúdo, pelo menos com respeito a numeração original, do que foi publicado nesta coleção : BIBLIOTECA MARVEL EXCELSIOR: O PODEROSO THOR!

Jesus Ferreira
zonafranca34@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário