sexta-feira, 25 de março de 2011


OS GUARDIÕES DA CASA DO MISTÉRIO!

Em meados de 1968, o então diretor editoria da DC Carmine

Infantino procurou o artista ítalo-americano JOE ORLANDO para lhe entregar as chaves de uma velha mansão que há tempos assombrava os leitores da casa do SUPERMAN e BATMAN! Tratava-se do titulo A CASA DOS MISTÉRIOS, uma revista que publicava histórias de terror e suspense naqueles tempos recém saídos do famigerado caça ás bruxas americano. Orlando era um veterano autor de títulos de horror da famosa editora E.C e era o homem certo que Infantino buscava para trazer um novo layout ás capas de suas revistas, que segundo o velho editor, precisavam atrair a atenção de um publico ávido por heróis em roupas brilhantes e poses fantásticas! Orlando iria revolucionar o meio com a contratação de jovens artistas que acabariam tornando-se lendas no meio; Neal Adams e Bernie Wrightson foram dois destes novos talentos que assumiram as capas da nova HOUSE OF MYSTERY. E para evidenciar esta mudança no titulo, foi criado um novo personagem chamado CAIN que tinha como função ser o mestre de cerimônias e receber os desavisados convidados que ousassem entrar na CASA DO MISTÉRIO, fazendo a introdução á história e muitas vezes participando da mesma. Cain tinha um irmão, ABEL, que também era o guardião da CASA DOS SEGREDOS, a revista coirmã que também apresentava histórias com teor gótico e horror sobrenatural.

As duas revistas da DC puderam explorar o filão do horror mais puro, com altas doses de calafrios graças a uma flexibilização do comics code ( uma ferramenta criada pelas editoras para auto censurar os quadrinhos e acabar com a EC) no final dos anos 60.

“Às vezes eu chegava com a idéia, e outras vezes os autores traziam para mim suas histórias já prontas. Eu hoje não sei dizem quem fez o quê, éramos um bando de caras que se se entendiam uns aos outros e gostávamos de trabalhar juntos. Eu as vezes servia de pára-raios, hehehe, Eu era muito receptivo e desde que as VENDAS fossem boas , eu podia ir até o CARMINE e obter bons contratos para eles...” Joe Orlando sobre seu trabalho como editor de HOUSE OF MYSTERY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário