quinta-feira, 31 de março de 2011

TEX Nº 18 :DRAMA, CIRCO E MORTE NA VOLTA DE PAT, O IRLANDES


Quando li DRAMA NO CIRCO pela primeira vez foi o exemplar da coleção TEX segunda edição da Vecchi. Era outubro de 1978 e aquela aventura, inusitada e diferente, me prendeu desde o inicio até o emocionante fim - Uma história encorpada de TEX com mais de 160 paginas produzidas pelos geniais Bonelli e Gallep.
A história começa com um assalto onde somos apresentados ao BANDO DO MÓRMONS( que de homens religiosos e pacatos não tem nada) um grupo de assaltantes de bancos impiedosos que está dando um enorme trabalho aos xerifes e agentes da lei, pois após cometerem os crimes, conseguem fugir sem deixar rastros. O comando dos Rangers chama seus dois melhores agentes : Tex Willer e Kit Carson para investigar e por um fim ao famigerado bando.
Logo no inicio ficamos sabendo que o Bando está formado por integrantes de um grande circo que percorre as cidades do Oeste. O domador de feras, o Ilusionista, O palhaço anão e o exímio BLACK JIM (o maior atirador do mundo ) são alguns dos integrantes do bando dos mormosn e todos eles estão tranqüilos em seus disfarces protegidos pela dona do Circo que também é a cabeça do bando.
Mas os acontecimentos irão se precipitar quando Tex e Carson chegam a cidade onde está se apresentando a troupe e para azar dos bandidos, eles encontram com um grande amigo : PAT, O irlandês. Pat é um grande amigo dos Rangers, um ex pugilista que, depois de andar por vários empregos, encontra-se disfarçado de MUSTAFÁ - O Homem dos Músculos de Aço -trabalhando justamente no Grande Circo Americano, sem desconfiar de nada. Tex e Carson não conseguem evitar um sorriso debochado ao ver o amigo caracterizado como um autentico TURCO.
A tentativa de eliminar os Rangers e um acesso de ciúme de Rosa, a esposa infiel do dono do circo, principiam os acontecimentos fatais que irão acabar por decidir o destino dos membros da quadrilha Mórmons e culminar com o DRAMA NO CIRCO!
Esta com certeza é uma das mais recordadas aventuras do pards pelo leitores. Seja por que se passa em um cenário até então diferente de tudo que já tinha sido mostrado e com um enredo bastante dramático e emocionante, com a volta do velho PAT - sim ele já tinha aparecido juntamente com os outros amigos dos rangers no número 04 - Forte Apache - esta aventura está para sempre marcada como uma das melhores da saga do grande herói do faroeste!
Como uma curiosidade, comparando a edição da Vecchi com a que saiu em tex grandes clássicos nº 30 vi que foi cortado na edição da Mythos pelo menos 01 quadrinho. Não comparei toda a revista porque não estava com paciência de ver pagina a pagina, mas até pagina 12 foi suprimido 01 vinheta! Curiosidade apenas!

Jesus Ferreira
zonafranca34@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário