sábado, 5 de março de 2011

BIBLIOTECA MARVEL EXCELSIOR CAPITÃO MARVEL 01

Quanto tempo demoraria para que Stan " a raposa " Lee se desse conta de que a Marvel, naquele momento( meados dos anos 60 ) em plena expansão criativa e de mercado, poderia conseguir os direitos de usar o nome de um personagem que se encaixaria perfeitamente no quadro geral da editora : CAPITÃO MARVEL!! O velho herói criado anos antes estava no chamado Limbo Editorial depois que a DC moveu um processo contra seus criadores por plágio! Lee desenvolveu um conceito diferente aproveitando somente o nome do herói e juntamente com o lendário Gene Colan deu aos leitores um novo herói - desta vez um alienígena proveniente de uma das raças mais importantes do universo Marvel : Os KREE!
Juntamente com os SKRULLS , os guerreiros KREE surgiram dentro da primeira coleção da casa das idéias : Fantastic Four, mais precisamente os Kree apareceram nos nºs 64 e 65. Em um rápido resumo : Reed Richards descobriu que a terra havia sido visitada por esta raça de
guerreiros interplanetários milhares de anos no passado e aqui deixaram um gigantesco robô chamado Sentinela para que ele acompanhasse e julgasse o desenvolvimento dos terráqueos. O envolvimento do quarteto fantástico com o Sentinela alertou aos Krees que enviaram para a terra RONAN, O ACUSADOR. E foi assim que todos soubemos que não estavamos sozinhos no universo! Pois além daqueles aliens verdes e com cara de abestalhados, agora também haviam os KREES dando voltas por ai! Depois da Derrota de Ronan, o Império Kree se deu conta de que a Terra tinha mais importancia do que pensava a sua vã filosofia e enviaram para cá um nave em missão de reconhecimento para observar e se necessário, destruir, aquele brilhante planeta azul.
A missão era composta por este grupo de oficiais Kree : o capitão Mar-Vell, O coronel Yon-Rogg, a oficial médica Una ( interesse romântico do capitão e também do coronel) além de uma pequena tripulação.
Capitão Marvel faz sua estréia no titulo MARVEL SUPER-HEROES Nº 12 com data de Dezembro de 1967. Stan Lee faz o argumento e GENE COLAN o desenho. Arte final de Frank Giacola.
No nº 13 da mesma coleção aparece aquela que viria a se tornar uma das mais grandes heroínas da Marvel : CAROL DANVERS - A MISS MARVEL. Este segundo número já tem o argumento de ROY THOMAS, pois o velho Lee já estava envolvido em diversos outros projetos e entregou ao seu pupilo Thomas a missão de levar o bom capitão ao maiores postos da Marvel. E Lee também decidiu que o guerreiro Kree merecia ter uma coleção própria assim que apartir de MAIO de 1968 aparece nas bancas CAPITAIN MARVEL Nº 01 a cargo de ROY THOMAS, GENE COLAN e VINCE COLLETA! Era o inicio da saga de um dos maiores heróis da MARVEL, um personagem que iria contar com o talento de artistas como DON HECK, ARNOLD DRAKE, JIM STARLIN, GIL KANE, STEVE ENGLEHART, PAT BRODERICK, DOUG MOENCH, KLAUS JANSON além claro dos já citados STAN LEE, ROY THOMAS, GENE COLAN,VINCE COLLETA.
Mais uma vez a editora FORUM dá aos leitores espanhóis a oportunidade de se conhecer uma parte importantíssima da mitologia da maior editora de quadrinhos do Mundo através de uma coleção de valor acessível e que publicará em ordem de aparição toda a história de um dos maiores personagens da casa das idéias : O CAPITÃO MARVEL!

BIBLIOTECA MARVEL EXCELSIOR: CAPITÁN MARVEL 01
Inclui os comics originalmente aparecidos em :
MARVEL SUPER-HEROES 12 e 13 - DEZEMBRO DE 1967 e MARÇO de 1968
CAPITAIN MARVEL Nº 01 a 06 - MAIO A OUTUBRO DE 1968

Jesus Ferreira
zonafranca34@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário