terça-feira, 23 de junho de 2009

QUARTETO FANTÁSTICO ANUAL #03 LEE & KIRBY !






Quarteto Fantástico Anual # 03 – O casamento de Reed e Sue!
Em 1965, Stan Lee e Jack Kirby dominavam o mundo ( dos quadrinhos,bem verdade)mas ainda assim faltava alguma coisa para marcar de vez a passagem destes dois grande autores pela oitava arte. E eles resolveram que deveriam, já que muitas vezes Stan disse a quem quisesse ouvir que o universo Marvel era igual ao nosso, celebrar o casamento de Reed e Sue que já levavam de noivos quase quatro anos. O fato de que Stan estivesse envolvido em praticamente todos os títulos da “Casa das Idéias” lhe permitia organizar os eventos dentro de uma proximidade dando a sensação para os leitores de que realmente todos estavam vivendo em um único espaço. Era o Universo Marvel e para nós, leitores, era fácil acreditar na continuidade que Stan dava a este Universo. Era então natural que o romance entre o Sr Fantástico e a Moça Invisível acaba-se em casamento.
Para celebrar a ocasião, o “conversador” do Stan, prometeu a maior reunião de personagens de uma editora em uma única história. E colocou praticamente todos os personagens Marvel criados até então na histórica aventura chamada : “Tumulto no Edifício Baxter”! Ficaram de fora, inexplicavelmente, Namor, Hulk, Feiticeira Escarlate (seu irmão Pietro aparece) e Wilma vespa! Os demais estavam lá, Heróis e Vilões, em uma gigantesca confusão. Dr. Destino, Mestre dos Bonecos, Kang,Fantasma Vermelho,Super Skrull,Gang da destruição,Cavaleiro Negro, A Hidra, etc,etc...
Este anual também serve de interlúdio entre dois momentos craves na história dos quatros amigos. Em números anteriores ( mais precisamente os números 40,41 e 42 ) há uma grande aventura contra o Dr. Destino, onde os heróis estão sem seus poderes e precisam contar com a ajuda do Demolidor. A vitória vem, mas com um amargo gosto no final. Em seguida aparece novamente o QUARTETO TERRIVEL (FF #43). Mas é a partir do numero 44 que o universo Marvel jamais voltará a ser o mesmo! Em apenas 20 paginas, Stan Lee e Jack King Kirby (e Joe Sinnott) começariam a apresentar uma gama de personagens e conceitos que maravilhariam (com a licença do trocadilho) a todos nós!
No Brasil, esperamos quase três décadas para ler o terceiro anual dos quatros fantásticos. Inexplicavelmente (pelo menos para mim) nenhuma editora que publicou o titulo antes da Abril teve interesse em lançar aqui esta jóia do Universo Marvel. Foi somente no ano de 1994, mais precisamente no mês de setembro, que chegou ás bancas a revista ORIGENS DOS SUPER-HERÓIS MARVEL nº 02 trazendo na sua quarta história a clássica “Tumulto no Edifício Baxter”. Pese o fato de a edição ser em formatinho, ainda assim, vale à pena ter, pois é um grande momento Marvel que não deveria ter sido esquecido pelos editores brasileiros durante tanto tempo.
Hoje, com o lançamento da coleção BIBLIOTECA HISTÓRICA MARVEL pela Panini Editora, é possível quê, se houver a publicação de um quarto volume do titulo do Quarteto Fantástico, nele esteja esta afamada aventura. Resta torcer e esperar quê, depois de quase cinqüentas anos este material de Lee e Kirby finalmente recebam o tratamento que se lhes merece. Eles merecem, mas nós, leitor fiel, merecemos mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário