segunda-feira, 26 de julho de 2010

DEL TEBEO AL MANGA - VOL 07 - QUADRINHOS POPULARES


DEL TEBEO AL MANGA- UMA HISTORIA DE LOS CÓMICS

LIVRO 07 – EL CUADERNO POPULAR: VIÑETAS DE GÉNERO

Esta é a melhor e mais completa obra sobre quadrinhos que já vi até este momento, não há, pelo menos não vi ainda, nada que se compare em nosso idioma ou mesmo em inglês. A qualidade dos textos e a variedade de imagens, o capricho com que é apresentado cada volume fazem desta série uma obrigatoriedade para todo e qualquer entusiasta das HQ.

“Este sétimo volume nos conta sobre os quadrinhos populares, sejam de histórias bélicas, românticas, aventuras, policiais, eróticas ou de ficção cientifica, apresentados em diversos formatos: de bolso, tablóide, talão de cheque, com suas capas espetaculares e chamativas, marcaram a leitura de varias gerações, principalmente entre as décadas de quarenta a setenta.

Quase sempre com desenhos realistas e protagonizadas por heróis e heroínas monocromáticos, simples, inocentes até, estas publicações escritas e desenhadas por artistas locais encheram as bancas de revistas de países como Espanha, Itália, França, Inglaterra, México e Brasil.

Este volume tenta nos dar uma idéia de uma época, dourada para as revistas populares na Europa e parte da América, onde se contavam as vendas em cifras de centenas de milhares de exemplares, com quadrinhos basicamente dirigidos a leitores juvenis. Também se mostrará aqui o trabalho de centenas de desenhistas anônimos, que, por meio de agencias de produção e distribuição, sobre tudo espanholas, apareceram em publicações britânicas, norte-americanas, alemãs, francesas, suecas o dinamarquesa. Tanto de histórias realistas como de humor. Foram profissionais que com sua qualidade, capacidade e dedicação demonstraram que merecem um espaço próprio na História da História em quadrinhos.”

Há no livro uma boa quantidade de paginas dedicado a casa editoria BONELLI, quase se pode dizer que Itália é a mãe do quadrinho popular e de aventuras e BONELLI seu expoente Maximo. Há todo um repasso de todos os principais personagens criados nesta editora, desde os primeiros anos até a atualidade. Também há uma gama de biografias, um verdadeiro whos whos dos maiores nomes do Fumetti.

A espanha ganha uma grande quantidade de paginas, onde se analiza todas as etapas dos quadrinhos, desde a época dos suplementos, com seus grandes personagens aventureiros e heróicos, até as graphic novels.

Há ainda um texto sobre os quadrinhos no Brasil, mas, com apenas quatro paginas...A cargo de Waldoriro Vergueiro. O México mereceu entusiastas ONZE paginas!

Agora é se perguntar quando haverá no Brasil uma obra assim. Porque a editora PANINI, que é quem publica esta jóia na Espanha não faz o mesmo por aqui? Merecemos menos que nuestros hermanos espanholes ?

Jesus Ferreira

Zonafranca34@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário