segunda-feira, 8 de novembro de 2010

JONAH HEX -REIS DO FAROESTE Nº 09 ESTRÉIA NA EBAL !


JONAH HEX EM REIS DO FAROESTE - EDITORA EBAL

Corria o ano de 1973, mais precisamente no mês de maio, e as bancas de revistas de todo o Brasil virão surgir uma nova personagem que iria mostrar uma outra face (maldito trocadilho)do velho oeste, esta mais selvagem, impiedosa e brutal. O nome era Hex, JONAH HEX.

“ Um criminoso sem piedade, um homem sem sentimentos, sem consciência ...Um homem consumido pelo ódio...” Assim iniciava a aventura que apresentou aos atônitos leitores daqueles longínquos anos 70 o famoso anti-herói criado por John Albano e Tony DeZunica para o titulo All-Star Western (no original americano) e que estréio aqui no Brasil em REIS DO FAROESTE -Edição especial em Cores – nº 09. A capa da revista já anunciava o novo “mocinho”, mas ele só foi aparecer na segunda parte da mesma, após a aventura estrelada pelo titular EL DIABLO ( de quem falaremos em outra oportunidade).

Bem-Vindo ao Paraíso! É a história de estréia do famoso caçador de recompensas. Nas 16 páginas seguintes Albano e DeZunica já dão uma amostra da força deste carismático anti-herói. As tramas das aventuras de Hex estavam um tanto quanto além das apresentadas em outras revistas da editora destinadas aos jovens leitores – superman,Batman,Wonder woman, etc...- suas história eram recheadas de violência, morte,traição, temas geralmente mais adultos que infanto- juvenil. Estas revistas estavam acima da grande média do que era produzido na época. Seus autores tinham certa liberdade artística, estas revistas não tinham grande tiragem e, portanto seus autores eram mais livres.

Jonah Hex teve uma carreira de sucesso aqui no Brasil até meados dos anos 80. Depois de ser apresentado em Reis do Faroeste em Cores formato americano, a Ebal deu a ele uma série própria, em formatinho, que durou mais de 50 números. Além disto, foi astro de diversas edições especiais, almanaques e mini-séries. Passou por editoras como Ebal, Abril, Fractal (?) e Panini. Em suma, um grande sucesso, o Sr feioso da DC.

Jesus Ferreira

Zonafranca34@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário