sábado, 10 de outubro de 2009

E Porque hoje é Sábado

E Porque Hoje é Sábado!

Na minha cidade, lá por meados dos anos 70, havia um programa pelas manhãs de sábado, onde o poeta Mario Soares Tubino apresentava uma crônica sobre o cotidiano local ou sobre a vida em geral. E porque hoje é Sábado marcou minhas manhãs e as mensagens que o Poeta transmitia me calaram fundo e nunca pude esquecer-me daqueles dias da minha infância. Era minha rotina ouvir a radio AM local, juntamente com meus avôs antes de ir para o colégio. Mario Dino Papaleu era quem narrava as crônicas das manhãs de sábado que me acompanhavam enquanto tomava meu café quente e preparava-me para um grande dia que sabia teria pela frente, impulsionado por aquelas palavras de sabedoria que o poeta Tubino tão bem escrevia.

Fico hoje pensando em onde estarão àquelas manhãs de Sábado agora! A resposta mais obvia não me satisfaz, poderá haver ainda manhãs inocentes de sábados? E meus filhos? Encontram eles hoje suas manhãs de sábado como as minhas? E se não, por quê? Seremos hoje menos merecedores de aqueles E porque Hoje é Sábado?

Quanta falta me fazem aqueles momentos junto aos meus avôs, na segurança que somente as crianças ainda daquela época podiam sentir. O mundo pequeno lá fora era um lugar bom e a vida era cheia de promessas alegres.

E porque Hoje é Sábado falava de esperanças, de compromisso em sermos melhores (apesar de na época eu não saber disto) de aproveitar o dia (sim, anos depois eu assistia ao filme Sociedade dos Poetas Mortos), e de perceber quê porque Hoje é sábado temos de estar agradecidos pela semana que passou e preparados para a que vai chegar. Era uma época em que a gente contava o tempo pelos aniversários, as datas festivas, as guerra de bexiguinhas, as fogueiras de são João, os jogos da primavera e o evento maior: Natal.

Sou eu somente que acho que antes, as horas do dia duravam mais??? Ou será que tudo isto é por que, naqueles dias os sábados eram realmente Sábados ???

Este texto, é uma HUMILDE homenagem ás memórias do poeta Tubino, do grande Mario Dino Papaléu, e dos meus saudosos avós, Avô Tunico e Avó Rosa, que fizeram minhas manhãs, tardes e noites durante um período de minha vida, os melhores de todo o sempre !

Jesus Ferreira

zonafranca34@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário