terça-feira, 23 de novembro de 2010

A ORIGEM DO SUPER-HOMEM COMPOSTO -BATMAN EM CORES Nº 48


Joe Meach era um Fracassado! Mas ele é o vilão preferido de 10 entre 11 leitores da Legião dos Super-Heróis!
Havia nos dourados anos 60 uma revista nos estados unidos chamada World´s Finest e nesta revista apartir de determinada época os maiores heróis da editora DC começaram a atuar juntos em uma mesma aventura. Foi uma sensação para a época e a revista torno-se um best seller. Um dos maiores autores do Homem de Aço para aqueles entonces era Edmond Hamilton.Ele, juntamente com o "Mr. Super" Curt Swan, criou para o número 142 da Worlds Finest Comics o personagem SUPER-HOMEM COMPOSTO!
Certa noite , Batman e Robin descobrem que alguém invadiu a batcaverna e que esta pessoa conheçe suas identidades secretas. Quase ao mesmo tempo, o Homem de Aço, ao chegar a sua fortazela da Solidão, descobre que a mesma foi visitada por um misterioso ser que deixa-lhe um aviso marcando um encontro. O local é o mesmo onde deverão estar Batman e Robin!
Ao encontrarem com o novo super-ser, ficam surpresos, ele usa um uniforme cuja metade é igual ao de Batman e a outra ao uniforme do Superman. Ele se apresenta como Super-Homem composto e diz que descobriu tudo sobre os dois super-amigos e lhes propõe uma sociedade - ele quer se juntar ao trio para combater o crime - caso eles não aceitem, irá revelar as identidades secretas...
Mas a verdade é o Super-Homem composto quer mesmo é levar nossos heróis a desistirem de suas carreiras e para isto ele começa a boicotar os três amigos em suas missões de salvamento. O motivo por trás destas atitudes do Super-Homem Composto ficamos sabendo um pouco antes do final da primeira parte da aventura :
Joe Meach era um pretenso mergulhador das alturas , um exibicionista que sempre fracassou em tudo que tentou...Um dia ele foi salvo pelo Homem de Aço e isto lhe fez ter um ódio quase que mortal do Superman! E mais ainda quando Superman arranja para ele um emprego como zelador do Museu do Super-Homem. Lá, no museu, vendo como as pessoas admiram e amam ao herói de metrópolis, Joe vai vendo seu ódio aumentar dia a dia...
Sim, tudo bem...e o que a Legião dos Super-heróis tem a ver com tudo isto ????
Bom, tem muito, e é uma das idéias mais bacanas que já vi nas paginas de um gibi, mas não vou escrever aqui ( olhem e leiam nas imagens ) e quem quizer saber como termina esta história, tem de ir atrás e procurar por esta que é uma das mais legais aventuras da dupla SUPERMAN & BATMAN . No Brasil ela foi publicada varias vezes, neste número 48 do Batman em cores ( out 1974 ) em formato preto e branco e acho que recentemente saiu em um dos encadernados comemorativos da PANINI - não lembro se do super ou do Bats!
O Super-Homem composto voltaria uma vez mais a perturbar nossos heróis! Mas aí , como diz o titã, já é uma outra história!!!!!!!!!!!

Worlds Finest vol 1 nº 142 - junho de 1964
roteiro - Ed Hamilton
arte - Curt Swan e George Klein

Jesus Ferreira
zonafranca34@hotmail.com

Um comentário:

  1. Putz. Eu me lembro do Super-Homem Composto! Daí procurar no Google e achar sua informação. E o que é melhor? Eu era fã na verdade era da Legião dos Super-Heróis! Agora não sossego enquanto não baixar está revista!
    Vitor Bruno

    ResponderExcluir