sábado, 15 de janeiro de 2011

BIBLIOTECA GRANDES DEL CÓMIC TEX


BIBLIOTECA GRANDES DEL CÓMIC: TEX - PLANETA DeAGOSTINI

Empolgados com o sucesso da série BIBLIOTECA MARVEL EXCELSIOR, que publicava na Espanha o melhor do que havia sido produzido pela editora de Stan Lee e Jack Kirby, Planeta decide lançar uma nova coleção intitulada BIBLIOTECA GRANDES DEL CÓMIC. Com a proposta de levar ao leitor espanhol clássicos dos quadrinhos mundial, que não necessariamente tenham sido editados em Marvel ou DC, títulos que tenham sido publicados há muito tempo e que hoje praticamente são inencontráveis ou ainda aqueles que permanecem inéditos no país, e em um formato agradável aos olhos, e principalmente, ao bolso.

E escolhe para abrir esta nova coleção um titulo que desde o fim dos anos 80 estava afastado das bancas espanholas: TEX WILLER!

Mas o que fez o editor Alejandro M Virtua escolher a este personagem ambientado no velho oeste americano, um sucesso sem precedentes na Itália – onde foi criado e onde reina absoluto desde 1948 - mas que na Espanha, não teve vida muito fácil, principalmente nas suas coleções mais recentes: Duas fases pela editorial Zinco S.A, sendo uma com apenas 06 números (1986) e outra com 13 números (1983)? A resposta o mesmo Virtua dá a seus leitores em seu editorial inicial:

“Porque Tex? Podemos afirmar que o tema Velho Oeste não anda muito na moda, que o grande publico esqueceu-se do personagem e que seu estilo gráfico parece ultrapassado. Pessoalmente acredito que nada disto é importante. Muito além de modas e grafismos, TEX é uma grande HQ, bem ambientado, bem escrito e melhor ainda desenhado. Lendo-se umas poucas vinhetas fica fácil de entender porque TEX é um dos personagens mais populares da Itália e praticamente conhecido em todo o mundo. Não podemos esquecer que quando se iniciou a série EXCELSIOR, há quatros anos atrás, foi muito bem acolhida pelo grande publico ao mesmo tempo que alguns leitores e alguns estudiosos manifestaram seu ceticismo, as vezes com alguma veemência, ante a viabilidade do conceito. Neste mesmo caso, quero crer, estamos frente a uma situação parecida: RECUPERAMOS CLÁSSICOS em formato popular para o grande publico e este, apoiará bem. É que, na verdade, mais que QUADRINHOS CLÁSSICOS, são QUADRINHOS EXCELENTES!”

A edição espanhola segue o padrão de formato italiano, com capas muito bem cuidadas e um grande número de paginas (160) com muitas delas dedicadas a artigos e fichas com apresentação dos personagens.

A ESCOLHA DAS AVENTURAS

Para este primeiro número de reapresentação aos leitores espanhóis do personagem de G.Luigi Bonelli e Aurelio Galleppini é escolhida a história EL COIOTE NEGRO! É uma das melhores aventuras da primeira fase da carreira do personagem, com o traço de GALEP cada vez mais rico com pleno domínio da ação personagens. A história é contada em 95 paginas onde aparecem TEX, KIT, o vilão e alguns personagens de apoio. Carson aparece já no final da aventura para juntar-se aos amigos. Como complemento da edição, começa uma nova história intitulada LOS JINETES DE LA NOCHE! Continuando suas andanças depois da última aventura, TEX e seus amigos vão encontrar a OLD PAWNEE BILL, uma figura mítica da primeira fase do herói.

Assim termina o primeiro número de B.G.D.C TEX , com algumas paginas dedicadas a recorrrer as carreiras de G.L.Bonelli, A.Galleppini, e um texto sobre a Sergio Bonelli Editora. Também há três paginas para fichas dos personagens Tex, Kit e Kit Carson.

BIBLIOTECA GRANDES DEL COMIC: TEX

Preço de capa $ 4,75 EUROS

Planeta DeAgostini – 2002

Contendo material aparecido nos nºs 29 e 30 de TUTTO TEX - edição italiana.

No Brasil, O TEMIVEL COYOTE NEGRO apareceu em varias coleções – a mais lembrada é o número 37 de TEX SÉRIE NORMAL primeira edição da editora VECCHI!


Jesus Ferreira

zonafranca34@hotmail.com

4 comentários:

  1. Jesus,

    Estava lendo a edição 33 do Tex Ouro e verifiquei que Tex retira várias vezes dinheiro do bolso em grande quantidade, ou seja, não é nenhum herói pé-de-chinelo. De onde sai essa grana? Ele escraviza os índios da sua aldeia para fabricarem colares? Cobra por seus serviços a seus 'amigos" que mandam chamá-lo e o mesmo atende mesmo tendo que percorrer centenas de quilômetros sendo tal fato omitido pelos autores? Recebe um caixa-dois como ranger? Recebia cachê da Malboro? Faz saque com cartão Bolsa-Cowboy?

    Jaraí

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAH ! Pois é, a vida do Ranger não era fácil. Correndo de um lado pra outro,para ajudar os amigos em apuros. Quanto ao dinheiro, ele como administrador e chefe da reserva índia dos Navajos, tinha acesso as minas de ouro que ficavam dentro das terras da reserva.
    abraço
    jesus

    ResponderExcluir
  3. Então, de certa forma admite-se que ele era um "explorador da minorias", ou seja, passou um lero nos índios, casou e viuvou com a filha do chefe apache e ainda recebe pelo trabalho de mineração dos índios. Êêêita nóis!!! Vendo por esse lado Jonah Hex é "mais" "politicamente correto" (recebe pelo trabalho que executa - MATA)!

    Um abraço!

    Jaraí.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade não era bem assim: foi a filha do chefe que quis casar com ele. E os índios eram Navajos, não Apaches, e TEX sempre procurou usar da melhor maneira possível, sempre em favor dos índios, os recursos que ele administra. A proposta da série é esta, um HERÓI que defende as minorias.
    Quanto ao Jonah, é uma outra proposta editorial, muito bom alias, onde aparece um lado mais "cru" do velho oeste! Mas o Jonah, apesar de ser visto como um anti-herói, acaba sempre se colocando ao lado do mais fraco. E os que ele " mata " geralmente , são condenados pela justiça - os procurados - e estão com seus pescoços a premio!
    abraço
    jesus

    ResponderExcluir