sábado, 5 de junho de 2010

ALMANAQUE SUPER HERÓIS DA TV - EDITORA O CRUZEIRO


Era um tempo em que os personagens da Hanna-Barbera viviam nas revistinhas em quadrinhos ( não se pensava que algum dia poderiamos ter nosso próprio cinema em casa, e que televisão ainda era artigo para poucos neste imenso e adormecido Brasil) da editora O CRUZEIRO! Personagens como HOMEM PASSÁRO, HERCULÓIDES, MOBY DICK, O PODEROSO TOR, SANSÃO MIRIM e GOLIAS, GALAXIA TRIO,SHAZAN, JONNY QUEST,FANTASMA DO ESPAÇO, todos da linha super-heróica estavam presentes nos almanaques de fim de ano da década de 70 dos titulos da editora O CRUZEIRO.
Eram edições em cores e formato americano geralmente com 66 paginas. Infelizmente o interesse dos leitores por estes heróis parecia diminuir a cada ano e ja para os ultimos almanaques a CRUZEIRO optou por publicar os personagens mais cômicos da familia HANNA -BARBERA : Os BANANA SPLITS,PENELOPE CHARMOSA, DICK VIGARISTA E MUTTLEY, É O LOBO,CORRIDA MALUCA...
Algum tempo depois a familia HANNA BARBERA iria para a editora ABRIL onde os personagens da linha heróica ( homem passaro, os herculóides, Fantasma do Espaço, etc..) seria publicado no titulo HERÓIS DA TV. Mas aí, como diz nosso amigo TITÃ : Já é uma Outra História...

Jesus Ferreira - colecionador de material HANNA- BARBERA a procura de completar a coleção SUPER-HERÓIS DA TV.

4 comentários:

  1. O máximo era assistir na Tv em Preto & Branco é claro, porque colorida era aquele borrão e só para ricos e diga-se alguns ricos; claro que tinha aqueles com a "brilhante" idéia de colocar um papel celofane colorido sobre a tela da tv (se bem que era mais fácil pegar o celofane da embalagem do bombom e colocar sobre o olho, mas voltando ao máximo: era assistir domingo pela manhã às 7:30 (UÁHHHH para acordar) os BANANA SPLIT com a ILHA DO PERIGO e o SCOOBY-DOO.

    ResponderExcluir
  2. durante muitos anos meus heróis e desenhos animados foram em preto e branco! Mas o pior mesmo era quando vinha algum amigo ou colega de escola da capital dizendo que lá, em porto , se assistia aos heróis da Marvel, aos seriados do ULTRAMEN, do super dinâmo,a Bonanza, Chaparal e muitos outros seriados que NUNCA passou na pequena e pacata Uruguaiana City.
    Acho que não teve quem não fez a esperiencia do papel celofane! Eu fiz,hhahahahahahahahahahah!

    ResponderExcluir
  3. Bem lembrado, Jesus. Houve um tempo que Uruguaiana só pegava dois canais de televisão, sendo que um deles era em preto e branco e com gente falando espanhol.

    Daí, para as minhas férias escolares serem legais, necessariamente eu tinha que ir pra Poa, na casa da minha vó.

    Lá, o meu programão envolvia acordar cedo com café, bisnaguinhas Seven Boys com complementos (margarina Delícia Cremosa, que uma época trazia um montão de super-heróis da DC estampados nas tampas), e horas e horas e horas chapando na frente duma Telefunken.

    Era a felicidade em pessoa assistindo às coloridas guloseimas das redes Pampa (programa do Tampinha) e TVS, como Spectreman, Ultraman, desenhos desanimados do Capitão América e do Hulk, ou os do Aquaman, Lanterna Verde, Superboy.

    Perto disso, a Tevê Gaúcha era chaaaata.

    ResponderExcluir
  4. Ah, sim...

    Eu tinha que acordar cedo não pra assistir a esses programas, até porque naquele tempo as emissoras só iniciavam a transmissão lá pelas 7 da manhã. Levantava era pra ligar a tevê da minha avó.

    É que o apareio era a válvula, demorava um tantinho pra um pontinho de luz virar uma imagem compreensível. Tipo, quem queria ver a novela das oite, ligava ela no Jornal Nacional.

    ResponderExcluir