sábado, 5 de junho de 2010

ALMANAQUE SUPER HERÓIS DA TV - EDITORA O CRUZEIRO


Era um tempo em que os personagens da Hanna-Barbera viviam nas revistinhas em quadrinhos ( não se pensava que algum dia poderiamos ter nosso próprio cinema em casa, e que televisão ainda era artigo para poucos neste imenso e adormecido Brasil) da editora O CRUZEIRO! Personagens como HOMEM PASSÁRO, HERCULÓIDES, MOBY DICK, O PODEROSO TOR, SANSÃO MIRIM e GOLIAS, GALAXIA TRIO,SHAZAN, JONNY QUEST,FANTASMA DO ESPAÇO, todos da linha super-heróica estavam presentes nos almanaques de fim de ano da década de 70 dos titulos da editora O CRUZEIRO.
Eram edições em cores e formato americano geralmente com 66 paginas. Infelizmente o interesse dos leitores por estes heróis parecia diminuir a cada ano e ja para os ultimos almanaques a CRUZEIRO optou por publicar os personagens mais cômicos da familia HANNA -BARBERA : Os BANANA SPLITS,PENELOPE CHARMOSA, DICK VIGARISTA E MUTTLEY, É O LOBO,CORRIDA MALUCA...
Algum tempo depois a familia HANNA BARBERA iria para a editora ABRIL onde os personagens da linha heróica ( homem passaro, os herculóides, Fantasma do Espaço, etc..) seria publicado no titulo HERÓIS DA TV. Mas aí, como diz nosso amigo TITÃ : Já é uma Outra História...

Jesus Ferreira - colecionador de material HANNA- BARBERA a procura de completar a coleção SUPER-HERÓIS DA TV.

5 comentários:

  1. O máximo era assistir na Tv em Preto & Branco é claro, porque colorida era aquele borrão e só para ricos e diga-se alguns ricos; claro que tinha aqueles com a "brilhante" idéia de colocar um papel celofane colorido sobre a tela da tv (se bem que era mais fácil pegar o celofane da embalagem do bombom e colocar sobre o olho, mas voltando ao máximo: era assistir domingo pela manhã às 7:30 (UÁHHHH para acordar) os BANANA SPLIT com a ILHA DO PERIGO e o SCOOBY-DOO.

    ResponderExcluir
  2. durante muitos anos meus heróis e desenhos animados foram em preto e branco! Mas o pior mesmo era quando vinha algum amigo ou colega de escola da capital dizendo que lá, em porto , se assistia aos heróis da Marvel, aos seriados do ULTRAMEN, do super dinâmo,a Bonanza, Chaparal e muitos outros seriados que NUNCA passou na pequena e pacata Uruguaiana City.
    Acho que não teve quem não fez a esperiencia do papel celofane! Eu fiz,hhahahahahahahahahahah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usava um prato da duralex marrom, não ficava exatamente colorido mas dava cores diferentes... ou seja nostalgia

      Excluir
  3. Bem lembrado, Jesus. Houve um tempo que Uruguaiana só pegava dois canais de televisão, sendo que um deles era em preto e branco e com gente falando espanhol.

    Daí, para as minhas férias escolares serem legais, necessariamente eu tinha que ir pra Poa, na casa da minha vó.

    Lá, o meu programão envolvia acordar cedo com café, bisnaguinhas Seven Boys com complementos (margarina Delícia Cremosa, que uma época trazia um montão de super-heróis da DC estampados nas tampas), e horas e horas e horas chapando na frente duma Telefunken.

    Era a felicidade em pessoa assistindo às coloridas guloseimas das redes Pampa (programa do Tampinha) e TVS, como Spectreman, Ultraman, desenhos desanimados do Capitão América e do Hulk, ou os do Aquaman, Lanterna Verde, Superboy.

    Perto disso, a Tevê Gaúcha era chaaaata.

    ResponderExcluir
  4. Ah, sim...

    Eu tinha que acordar cedo não pra assistir a esses programas, até porque naquele tempo as emissoras só iniciavam a transmissão lá pelas 7 da manhã. Levantava era pra ligar a tevê da minha avó.

    É que o apareio era a válvula, demorava um tantinho pra um pontinho de luz virar uma imagem compreensível. Tipo, quem queria ver a novela das oite, ligava ela no Jornal Nacional.

    ResponderExcluir