sábado, 19 de dezembro de 2009

TERRA DE GIGANTES - QUANDO OS ESPECIAIS DE FIM DE ANO FAZIAM A DIFERÊNÇA!

Era uma outra época e isto fica evidente ja na primeira olhada nas edições expostas acima!
Um tempo em quê a maior editora de quadrinhos do Brasil chamava-se EBAL e que havia a tradição a cada fim de ano lançar pelo menos 01 almanaque especial dos maiores heróis da casa.

As edições em formatão como se costumava dizer eram ,mesmo naqueles tempos, escassas e relativamente caras. Não eram todas as cidades, principalmente no interior , que recebiam estes mimos e era preciso apelar muitas vezes para o Reembolso Postal para se conseguir estas preciosidades.
Eu as conhecia apenas pelos anuncios em revistas comuns, pois em uruguaiana elas nunca chegaram e somente muitos após as suas públicações foi que pude ter acesso ás mesmas.
Eram almanaques do Super-Homem, do Batman, do Shazam , do Capitão América, do Homem ARanha, das Origens secretas, dos Grandes Encontros e de Edições comemorativas.
Um dos especiais que mais procurei e o mais dificil de achar foi o álbum do Filme do SUPERMAN! Uma verdadeira preciosidade que vale cada centavo investido.
Da editora Rio Gráfica Editora vieram as edições especiais do GIBI SEMANAL e os seus Almanaques. Também havia os ALMANAQUES DO FANTASMA e do PRINCÍPE VALENTE!

Um outro almanaque destes gigantes bastante raro é A MAIOR AVENTURA DO ZORRO - EBAL - totalmente colorido...


A editora BLOCH em meados dos anos 7o, quando ja havia tirado da EBAL a turma da MARVEL COMICS, lançou dois destes almanacões : ALMANAQUE DO CAPITÃO AMÉRICA e ALMANAQUE DO HOMEM-ARANHA e SEUS SUPER AMIGOS! Uma brasa , bicho!

Comparando estes GRANDES almanaques com as publicações " especiais" de hoje, fica nitido que ja não se fazem mais gibis como antigamente ! Mesmo !

Jesus Ferreira
zonafranca34@hotmail.com

3 comentários:

  1. O entusiasmo com que o amigo fala dos Almanaques de fim de ano é semelhante ao do leitor dinossauro quando relembra os almanaques do Gibi, do Globo Juvenil, de O Lobinho, de Vida Infantil, Vida Juvenil e outros mais, edições natalinas publicadas no mes de dezembro. Valeu ppr fazer emergir lembranças nostálgicas.
    Cordialmente,
    José Pinto de Queiroz Filho

    ResponderExcluir
  2. Olá Amigo, Realmente estes Almanaques que você citou : Gibi,Globo Juvenil, O Lobinho( este eu nunca tive )vida Infantil e diversos outros publicados entre os anos 40 e 50 eram realmente o PRESENTE de fim de ano que todo "guri" (sem o Y) sonhava em ter.
    Infelizmente hoje são peças rarissímas, dormindo tranquilamente em acervos de grandes colecionadores, longe dos nossos olhos cobiçosos. hehehehe !
    Bom saber que você leu meu post, saiba que eu também me considero um Dino, não tanto Triassico,mas um aprendiz de Dinossauro...
    Espero que nos acompanhe no ano novo e desde já lhe desejo tudo de bom e muita saúde,paz e alegrias.
    Um abraço
    Jesus Ferreira

    ResponderExcluir
  3. Jesus Parabens pelo exelente trabalho feito aqui valeu

    ResponderExcluir