Era uma outra época e isto fica evidente ja na primeira olhada nas edições expostas acima!
Um tempo em quê a maior editora de quadrinhos do Brasil chamava-se EBAL e que havia a tradição a cada fim de ano lançar pelo menos 01 almanaque especial dos maiores heróis da casa.
As edições em formatão como se costumava dizer eram ,mesmo naqueles tempos, escassas e relativamente caras. Não eram todas as cidades, principalmente no interior , que recebiam estes mimos e era preciso apelar muitas vezes para o Reembolso Postal para se conseguir estas preciosidades.
Eu as conhecia apenas pelos anuncios em revistas comuns, pois em uruguaiana elas nunca chegaram e somente muitos após as suas públicações foi que pude ter acesso ás mesmas.
Eram almanaques do Super-Homem, do Batman, do Shazam , do Capitão América, do Homem ARanha, das Origens secretas, dos Grandes Encontros e de Edições comemorativas.
Um dos especiais que mais procurei e o mais dificil de achar foi o álbum do Filme do SUPERMAN! Uma verdadeira preciosidade que vale cada centavo investido.
Da editora Rio Gráfica Editora vieram as edições especiais do GIBI SEMANAL e os seus Almanaques. Também havia os ALMANAQUES DO FANTASMA e do PRINCÍPE VALENTE!
Um outro almanaque destes gigantes bastante raro é A MAIOR AVENTURA DO ZORRO - EBAL - totalmente colorido...
A editora BLOCH em meados dos anos 7o, quando ja havia tirado da EBAL a turma da MARVEL COMICS, lançou dois destes almanacões : ALMANAQUE DO CAPITÃO AMÉRICA e ALMANAQUE DO HOMEM-ARANHA e SEUS SUPER AMIGOS! Uma brasa , bicho!
Comparando estes GRANDES almanaques com as publicações " especiais" de hoje, fica nitido que ja não se fazem mais gibis como antigamente ! Mesmo !
Jesus Ferreira
zonafranca34@hotmail.com
O entusiasmo com que o amigo fala dos Almanaques de fim de ano é semelhante ao do leitor dinossauro quando relembra os almanaques do Gibi, do Globo Juvenil, de O Lobinho, de Vida Infantil, Vida Juvenil e outros mais, edições natalinas publicadas no mes de dezembro. Valeu ppr fazer emergir lembranças nostálgicas.
ResponderExcluirCordialmente,
José Pinto de Queiroz Filho
Olá Amigo, Realmente estes Almanaques que você citou : Gibi,Globo Juvenil, O Lobinho( este eu nunca tive )vida Infantil e diversos outros publicados entre os anos 40 e 50 eram realmente o PRESENTE de fim de ano que todo "guri" (sem o Y) sonhava em ter.
ResponderExcluirInfelizmente hoje são peças rarissímas, dormindo tranquilamente em acervos de grandes colecionadores, longe dos nossos olhos cobiçosos. hehehehe !
Bom saber que você leu meu post, saiba que eu também me considero um Dino, não tanto Triassico,mas um aprendiz de Dinossauro...
Espero que nos acompanhe no ano novo e desde já lhe desejo tudo de bom e muita saúde,paz e alegrias.
Um abraço
Jesus Ferreira
Jesus Parabens pelo exelente trabalho feito aqui valeu
ResponderExcluir