quinta-feira, 10 de junho de 2010

MIL GIBIS PARA LER ANTES DE MORRER !


Um cara outro dia disse que não se deve impor a ninguém listas de "os melhores destes" , "os mais aqueles" , o "essencial disto" o " imprescindivel daquilo" , enfim, ninguém deveria ser obrigado, mesmo que sutilmente, a seguir esta ou aquela corrente com qualquer tipo de obrigatoriedade imposta!
Isto posto ( !) quero dizer-lhes que comprei e recebi esta semana o livraço :1,000 COMIC BOOKS You Must Read ! Um livrão de 270 paginas coloridas em formato magazine, capa dura, da autoria de TONY ISABELLA - autor bastante conhecido dos fãs brasileiros da casa das idéias por seus trabalhos aparecidos em titulos aqui como HERÓIS da TV ou Capitão América e um pouco menos dos Decenautas para quem ele criou entre outros personagens o Raio Negro ( herói negro da DC que fez sua estreia no Brasil nos quadrinhos da Ebal lá nos idos dos anos 70). Este livro é uma viagem atravéz de sete décadas de quadrinhos americanos. Listando desde os super-heróis mais conhecidos como Superman,Batman, Capitão Marvel, Human Torch, Namor, Homem ARanha, á personagens mais de culto como Archie ( personagem que fez tremendo sucesso nos estados unidos, e só lá, acho), Pato Donald, Tio Patinhas, Gasparzinho, Luluzinha, Lone Ranger, etc, etc...Fazendo um apanhado de todos os segmentos dos quadrinhos , horror, guerra, suspense, romance, terror, western, ficção cientifica, o autor lista 1.000 gibis que na sua opinião tiveram alguma expressão para o meio ou para os fãs. São listados revistas das principais editoras americanas, mas não somente das grandes, há espaço também para séries alternativas e que pouco ou nada se teve noticias aqui no Brasil, como por exemplo :Geeksville v- mini série em 04 edições - um trabalho personal tanto de criação como produção desta hilariante aventura de 3 nerds fãs de quadrinhos e suas aventuras !

Estrada para perdição é uma das obras citadas no livro!

Um lance bacana é descobrir que muitas capas dos gibis dos anos 40,50 e 60, principalmente os de aventuras ( como koonga, sheena, etc..) foram públicados no Brasil. Também reconheci diversas capas de Superman, Batman e Shazam que apareceram por aqui durante os anos 60 e 70. E também muitas capas da Disney e outras revistas infantis!

Este livro é um delirio para os olhos saudosos dos fãs dos bons quadrinhos!

Jesus Ferreira
zonafranca34@hotmail.com

2 comentários:

  1. Já chegou a uma estimativa de quantos dessas revistas tu leu?

    Aliás, isso na verdade é uma lista de 1000 revistas como histórias, não de 1000 revistas-personagem, certo?

    Tem alguma do Corto?

    ResponderExcluir
  2. Olá Jr, ja li muitos destes 1.000 gibis. hehehehehe! a velhice conta, né ! E sim é uma lista de 1.000 revistas, sendo muitas delas do mesmo personagem. Há varias, por exemplo, do BAtman, do Superman, do Shazam, etc...
    E sim, tem do Corto sim!

    abraço

    ResponderExcluir