quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

TEX CARTONATO MONDADORI - ÁLBUNS A CORES


Tudo começou com uma Selva Cruel!

Levou oito anos para que eu conseguisse completar a minha primeira coleção importada do TEX.

Foi em 2001 que em viagem a São Paulo, fui até a livraria Italiana e lá encontrei pessoalmente á Maria Eddy. Não lembro se para esta época eu já tinha trocado mail com ela, mas o que lembro muito bem é da sua simpatia e camaradagem e também do seu entusiasmo ao falar dos Fumetti. Ela me mostrou vários álbuns especiais – lembro de um livro sobre o Magnus, com desenhos e artigos sobre o Grande autor – e no meio daqueles tesouros, vi a jóia mais brilhante da coleção: TEX NELL’INFERNO VERDE ! Um majestoso volume totalmente em cores contendo as aventuras: O solitário do Oeste, Selva Cruel e o Rosto do Traidor! Desenhos do gênio Ticci em formato de luxo e á cores! Era o Paraíso Verde, pese o que dizia o titulo do álbum.

Não pensei em valores e adquiri o álbum imediatamente. Era meu primeiro exemplar da luxuosa coleção CARTONATO MONDADORI e eu estava mais feliz que guri em dia de Natal. Conversamos mais um pouco, Maria Eddy e eu, e como eu ainda tinha que ir até Sumaré, na casa de minha irmã, me despedi de Mariola e fui apanhar o ônibus.

Agora vem uma parte que contei muitas vezes a vários amigos nestes anos todos: O Assalto.

Quem já esteve na região de Campinas, sabe quê, ao redor da rodoviária há dezenas de transportes alternativos para as diversas cidades e bairros da volta: Sumaré, Hortolândia, etc., etc. Mas o quê eu não sabia, por não ser do lugar era que estes meios alternativos são alvos de quadrilhas especializadas em assaltar as vans, micro ônibus, tupics, em suma, uma armadilha muitas vezes...

Ainda sob o efeito da minha compra do livro do TEX, apanhei uma destas “tupic” e fui sentar no fundo. Levava minhas revistas – além do livrão, eu tinha comprado em São Paulo vários exemplares raros da Bloch e Ebal- dentro de uma pasta, onde também estava minha carteira e meus documentos. A viagem corria tranqüila e eu lendo meu gibi sem preocupações maiores que não fosse a de não perder o ponto de descida. Faltando menos de cinco quadras para minha descida, vejo uma movimentação dentro da tupic, uma pessoa que estava próxima a mim, dirige-se ao Motorista e sacando de um “berro” anuncia o assalto. Gelei na hora. Minhas revistas! Meu livro!

- Toca,Toca, entra ali, é um assalto! – disse o assalte numa naturalidade constrangedora... Os meus vizinhos de infortúnio não pareciam preocupados, na verdade, reinava uma calma irreal dentro do veiculo. O único apavorado ali era Eu.

No terminal do Tietê quando comprei o bilhete para Campinas, paguei com uma nota de R$ 50,00 e coloquei o troco no bolso de minha camisa. Lembrei disto em um Flash, peguei aqueles trocados e acenei com eles para o Ladrão! Meu vizinho de banco quase infartou!

-Vc está Louco? Eles não roubam os passageiros, somente a féria! Mas que sabia eu de féria, eu queria era salvar minha pasta com minhas preciosidades! Resultado: fui o único que o ladrão assaltou, além da caixinha da Tupic. Mas meu plano deu certo, ele levou meus trinta e poucos reais e deixou meus livros e documentos. O cara desceu em uma esquina próxima, meu vizinho de banco me chamou de idiota, eu desci apavorado a poucos metros da casa da minha irmã (na verdade, eu nem sabia onde estava depois de ligar para eles e eles me encontrarem é que vimos que estava próximo) jurando NUNCA MAIS apanhar qualquer condução que não fosse “oficial” para andar por aqueles lugares!

Bem, salvo o Nell Inferno Verde, voltei para casa e aos poucos a coleção foi se montando. Veio La Nave Perduta , Trae Due Bandera, El Signo de Cruzado, Contro Mefisto, El mio nome é Tex , Il soldati, La llegue di Tex , Gritto de Guerra, e apartir daí ano após ano comprava o lançamento do momento.

Mas então foi que chegamos ao ponto de que faltavam na coleção aqueles três volumes RARISSIMOS: Un’avventura nel nord, Pirâmide Misteriosa e Conquista Del West. Estes eram proibitivos. Do ponto de vista econômico. Já estava conformado em ter a coleção perneta...

Mais eis que então a boa estrela sorriu para este seu pobre criado: Graças a um destes ocasos do destino, vem parar em minhas mãos, por um valor escandalosamente DECENTE os únicos três volumes que faltavam em minha coleção Cartonato Mondadori. Não titubeie momento algum e fechei a compra. E hoje, oito anos depois daquele primeiro contato com os gigantes coloridos da Mondadori, posso me orgulhar de ter a coleção completa.

Talvez muitos não acreditem, mas eu sempre sonhei com estas edições. Antes mesmo de saber que elas existiam na Itália Eu ficava imaginando histórias coloridas do TEX, aventuras que nunca foram editadas, capas nunca desenhadas (talvez estas aventuras existam e estejam todas catalogadas na imensa Biblioteca de Lorde Morfeus, sob os cuidados do zeloso Lucien) formatos nunca usados. Eu acreditava que deveria haver, em algum lugar, edições especiais diferentes das que nós tínhamos aqui. E como havia...

Agora é hora de aproveitar e curtir estes últimos álbuns, cada um deles com suas particularidades e encantamentos...

Jesus Ferreira

Zonafranca34@hotmail.com

Um comentário:

  1. Olá Jesus!
    É o Joni, irmão do Irineu. Ele me passou o endereço do teu blog, que por sinal está muito legal!
    Comprei aqui em Foz os dois primeiros volumes do Tex colorido que a Mythos está lançando, gostei. Tem alguma coisa a ver com essa coleção italiana além do fato de ser em cores? Na introdução do primeiro volume brasileiro o Sergio Bonelli fala que a coleção em questão é de 2007...
    Feliz ano novo!
    Abração!

    ResponderExcluir