segunda-feira, 5 de abril de 2010

DR.ESTRANHO E OS DEFENSORES -


O ESTRANHO CASO DE STEPHEN SANDERS - VULGO DR ESTRANHO!

Há um período da cronologia do titulo DR ESTRANHO que permanece inédito para os leitores brasileiros e que está ligado ao tempo em que ele usou um UNIFORME MASCARADO como outros de seus pares e que ainda para muitos está envolto nas misteriosas névoas de VALTORR. Com a luz do OLHO de AGAMOTTO dissiparemos hoje estas sombras e a verdade irá surgir tão clara quanto as CHAMAS DE FALTINE...

Durante um confronto com a entidade PESADELO, STEPHEN STRANGE, inadvertidamente revelou, para toda uma multidão que assistia ao combate, seu verdadeiro nome. A partir daquele momento todos que conhecessem o MESTRE DAS ARTES MISTICAS, O DR ESTRANHO, saberiam quem ele realmente era em sua vida privada. Findo o embate, Dr. Estranho retorna ao seu santuário e aos braços da bela Cléa.

Mas que enormes forças estariam observando desde dimensões mágicas enquanto Strange combatia Pesadelo? Uma entidade maior que todos os maiores magos do universo – a própria ETERNIDADE!

ETERNIDADE ao perceber que a identidade de Strange era agora de conhecimento geral, decide alterar a teia da realidade como a conhecemos e modifica o nome e o traje do mestre das artes místicas! A partir daquele momento STEPHEN STRANGE deixa de existir e da memória de todos é apagada qualquer informação e conhecimento sobre sua pessoa. Agora existe somente o DR STEPHEN SANDERS e este não tem relação nenhuma com o MAGO DR. ESTRANHO.

Isto tudo é explicado em DOCTOR STRANGE Nº183 (NOV 1969) escrito por ROY THOMAS e desenhado pelo mestre GENE COLAN – esta edição é inédita no Brasil.

Neste número – ultimo da coleção do mago por sinal – começa uma aventura que irá ser o prelúdio para o titulo OS DEFENSORES isto porque aqui se reuniram DR. ESTRANHO, NAMOR e o INCRIVEL HULK. “Os que Chegam com a Noite”! É o titulo da aventura mística onde o senhor das artes mágicas irá enfrentar o culto de adoradores do “Sem Nome”! Onde o Dr Estranho vai ser atraído a uma armadilha por um ser de outra dimensão que tenta dominar a nossa.

Como disse antes, este número, foi o ultimo da coleção do Doutor Estranho e a história ficou incompleta. Os leitores somente puderam continuar a leitura alguns meses depois no titulo do mutante mais antigo da Marvel: NAMOR – O PRINCIPE SUBMARINO! Mais precisamente nº 22 (FEV 1970). Mas o que quê que os DEFENSORES têm a ver com isto? É que esta história na verdade é divida em três partes e a terceira e ultima se deu na revista do Golias Esmeralda: THE INCREDIBLE HULK Nº 126 (ABRIL 1970). Este número conclui a saga mística do Grande Mago e seus dois inusitados aliados. A partir deste momento, finda esta aventura, Stephen Strange ( agora Sanders ) decide abandonar sua carreira super-heróica e caminhar entre os homens como um simples mortal. Nas palavras de Strange : ”Ttalvez o Dr Estranho não seja mais necessário e o mundo esteja preparado para o comum e simples Stephen Strange, um ex cirurgião que ainda pode ser útil como auxiliar médico!” E assim os dois homens, Bruce Banner e Stephen Strange se despedem, cada um tomando uma direção, cada qual com seus pensamentos e esperanças no futuro que os espera.

Mas a decisão de abandonar a vida heróica durou pouco. Logo, em dezembro de 1971, saía as bancas o titulo MARVEL FEATURE nº 01 com a chamativa capa: A ORIGEM DOS DEFENSORES e como bônus a história A VOLTA DO DR ESTRANHO! O bom doutor voltava a sua mansão no Greenwich Village . O demais, como se diz, é história!

DOCTOR STRANGE Nº183 – ROY THOMAS, GENE COLAN, TOM PALMER

THE SUBMARINER Nº 22 – ROY THOMAS, MARIE SEVERIN, JOHNNY GRAIG

THE INCREDIBLE HULK Nº 126 – ROY THOMAS, HERB TRIMP

MARVEL FEATURE Nº 01 – ROY THOMAS, DON HECK, FRANK GIACOIA, ROSS ANDRU, BILL EVERETT

- SELECCIONES MARVEL Nº 08 – FORUM – ESPANHA SET-2000

Jesus Ferreira

Zonafranca34@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário