quinta-feira, 12 de agosto de 2010

BATMAN CLÁSSICOS DC (1977/1987) VOL 03


BATMAN 1977 – 1987- vol. 03 - COLEÇÃO CLÁSSICOS DC – PLANETA DeAGOSTINI

Clássicos DC: BATMAN republica boa parte das aventuras que o Cavaleiro das Trevas viveu desde 1977 até 1987, começando com a etapa de STEVE ENGLEHART e MARSHALL ROGERS e terminando com MIKE W. BARR e ALAN DAVIS. E entre estas duas fases, mostrar o trabalho fabuloso de autores lendários como DON NEWTON e GENE COLAN, dois artistas cujo o domínio das sombras acompanhou BATMAN em uma época de mudanças onde apareceram novos vilões como KILLER CROC ou NOTURNA, e também novos aliados como JASON TODD, o segundo ROBIN ( Pré- Crise). Esta etapa NUNCA foi publicada no BRASIL.

“Dennis O`Neil passou para a MARVEL COMICS no inicio dos anos 80 para assumir o cargo de EDITOR de títulos como AMAZING SPIDER-MAN ou THE INCREDIBLE HULK. Sua saída da DC em geral, e de BATMAN em particular,resultou no encerramento de uma trama que ele já levava anos desenvolvendo. Tratava-se da saga de RA`S AL GHUL e sua LIGA dos ASSASSINOS, que chegou ao fim em DETECTIVE COMICS 490. Este último número com o desenho de DON NEWTON.

Mas Al Ghul não é o único convidado do homem morcego neste volume: Ele une forças ao Sr Destino (que nesta época era da Terra 2) em uma aventura tirada do titulo BRAVE and the BOLD.

Outra atração deste volume é o Batman de WALTER SIMONSON, que pese estar em inicio de sua carreia, já dava mostras do que se tornaria dentro da indústria. Ele desenha a aventura de BATMAN contra o HOMEM CALENDARIO – um dos mais excêntricos inimigos do morcego!

Fechando a edição há vários episódios curtos chamados “ casos não resolvidos” , publicados nos números 303,305 e 306 de BATMAN. E finalmente, uma jóia da bizarrice que se permitiam naqueles dias: Uma aventura com o mesmíssimo BAT-MIRIM: Aquele duende que admirava o homem-morcego e queria ajudá-lo em suas aventuras – um produto dos anos 50 (onde a paranóia de um homem quase sepultou toda uma indústria!) das histórias mais simplórias da dupla dinâmica. Esta ultima história está desenhada por outro grande: MICHAEL GOLDEN.

Além destas ótimas histórias, o livro também tem algumas paginas dedicadas a biografia dos autores e também a artigos sobre a época da publicação das histórias nos Eua. Algumas resenhas para situar o leitor ocasional que por acaso desconheça os personagens secundários.

Infelizmente para mim está magnífica coleção peca mortalmente em um único detalhe: É em preto e Branco. Acho um verdadeiro crime, uma violação a originalidade do material este tipo de coisa. Por mais que se alegue que assim se cortam alguns gastos, que se viabiliza a publicação, EU, particularmente não penso que se justifique editar um material tão essencial para os fã e colecionadores do BATMAN alterando sua originalidade. Sim, porque tirar a cor do que foi pensando e publicado a cores, acaba por “danificar” o todo. Pelo menos é o que eu penso. Mas mesmo assim, estou comprando e pretendo adquirir todos os volumes...

Das treze aventuras contidas neste volume, pelo menos três não foram publicadas no Brasil...

BATMAN CLASSICOS DC (1977 /1987) – Nº 03 208 PAGINAS – P/B

PLANETA DeAGOSTINI

ESPANHA

INDICE :

PAG 07 - THE BRAVE AND THE BOLD # 156 - Ebal

PAG 24 - BATMAN #312 - Ebal / Abril

PAG 41 - DETECTIVE #485 -PANINI

PAG 61 - DETECTIVE #486- INÉDITA ( ? )

PAG 78 DETECTIVE # 487 - INÉDITA (? )

PAG 95 DETECTIVE # 488 - INÉDITA ( ?)

PAG 112 DETECTIVE#489 - PANINI

PAG 122 DETECTIVE # 490 - PANINI

PAG 144 DETECTIVE #491 - INÉDITO (?)

PAG 161 ,177,169 BATMAN #303,306,305 - EBAL, ABRIL

PAG 185 DETECTIVE # 482 -EBAL / ABRIL

algumas destas aventuras, podem ter sido publicados no titulo Batman em formatinho da Ebal.

Jesus Ferreira

Zonafranca34@hotmail.com

Um comentário:

  1. Não faz muito a gente tinha falado sobre as histórias do Barr e do Alan Davis. Mereciam um especial só deles. E em cores, certamente.

    ResponderExcluir