terça-feira, 6 de setembro de 2011

A BELEZA MORTAL DO DRAGÃO!


A BELEZA MORTAL DO DRAGÃO!

Muitas foram as figuras femininas que cruzaram o caminho de Tex Willer e seus amigos ao longo de mais de 60 anos de aventuras. E destas, as inimigas foram sempre em numero maior do que aquelas que estavam ao lado do nosso herói. E dentre todas estas “inimigas” ou vilãs, segundo alguns, destacou-se alguém que era mesmo uma legitima Loura Fatal. Estou falando da estonteante e mortal Jane Brent!

Na aventura chamada A Volta do Dragão Tex e seus amigos retornam a cidade de Texas City para descobrir o assassino do companheiro de armas Fred Bolton que investigava o trafico de ópio existente naquela região! Texas City já havia sido palco de uma grande aventura dos rangers. Eles estiveram ali lutando contra a seita do Dragão Negro. Na ocasião os rangers e alguns aliados fizeram uma verdadeira LIMPA na cidade dizimando a gang do Dragão e seus asseclas. Mas um novo DRAGÃO surgiu muito mais cruel e impiedoso que o anterior. Organizando e ressuscitando a antiga seita com objetivos mais ambiciosos. E os quatros pards estão no caminho do Dragão que não medirá esforços para destruí-los. A morte espreita em cada esquina de Chinatown e os pards têm de usar toda sua astucia para escaparem de vários atentados. E a misteriosa figura do Dragão permanece nas sombras, sendo sua identidade um enigma que somente um golpe de sorte do destino (sorte para Tex e azar para o Dragão) acaba por revelar aos olhos perspicazes do atento ranger. Por conta de um pequeno detalhe, Tex acaba por descobrir a identidade do mortal inimigo. Uma revelação que surpreendeu ao ranger por se tratar de alguém insuspeitável até aquele momento. Uma pessoa que circulava ao redor de todos sem levantar o mínimo de suspeita. Uma verdadeira víbora pronta para o ataque. Uma verdadeira femele Fatale!
E como não podia deixar de ser, Jane logo caiu nas graças do velho Carson, um eterno apaixonado pelas mulheres bonitas, e este sem
suspeitar de nada, quase entregou o ouro ao bandido, neste caso, Bandida! Jane demonstrou ter uma inteligência e sangue frio digna dos grandes vilões aparecidos nas aventuras dos quatros heróis. Com implacável determinação reorganizou a gangue do Dragão com mão firme e não teve nenhum remorso ao descartar-se de quem lhe poderia prejudicar.

Não ficamos sabendo durante a aventura o que teria levado uma mulher como Jane tornar-se chefe daquele grupo de traficantes! G, L. Bonelli preferiu não descortinar o passado de Jane, deixando no ar as motivações da cruel vilã. Pressupõe-se que ela tenha abraçado a vida de crimes levada por uma ambição sem limites...

Muitas foram as vilãs que cruzaram o caminho do Ranger mais famoso dos quadrinhos, mas poucas chegaram tão perto de mandar o herói para os pastos verdejantes quanto a feroz Jane! E quem levou uma vida de violência e morte não poderia acabar de outra modo que não violentamente. O destino final de Jane Brent foi digno da cascavel que ela foi em vida! Chegava ao fim o temível Dragão, inusitadamente não pelas mãos de Tex e seus amigos, mas astutamente pela pena do genial G.L.Bonelli! Dificilmente outro autor poderia pensar em um desfecho tão dramático e coerente para fechar com perfeição a participação de Jane neste arco de histórias.

Esta aventura foi editada no Brasil entre os números 85 a 87 da primeira edição de Tex, ainda pela editora Vecchi – Março de 1978! Com desenhos do sempre competente Letteri, aqui no auge de seu talento, dando vida a uma das mais belas vilãs do universo do ranger.

Alguns pequenos, mas importantes detalhes curiosos sobre esta aventura:

1 – quando publicada pela primeira vez, na editora Vecchi, NÃO aparece no quadrinho da pagina 24 da edição 86: O ÁS NA MANGA! O detalhe que revelou para Tex o nome do Dragão!

2 – Na edição de nº 158 de TEX COLEÇÃO: As Garras do Dragão! Já aparece tal detalhe. Bem como na edição de nº 61 de Tex Edição História.

3- Em todas as republicações, porém, ocorre um erro de continuidade: O desenhista mostra nitidamente o braço direito do Dragão em uma cena sem nenhum adereço e nas próximas mostra o mesmo braço com um bracelete. Mas este pequeno detalhe, é insignificante e não tira o brilho desta grande história.

***As imagens em cores deste texto foram tiradas da nova reedição desta história para a coleção STORICA A COLORI! Mais uma vez esta coleção vem revitalizar um grande momento da longa história editorial deste personagem chamado TEX.

*** Créditos das edições:

Tex 1ª edição editora Vecchi: 85, 86, 87,88.

Tex Coleção nºs 156 a 160 – Mythos Editora.

Tex Edição Histórica nº 61 – Mythos Editora.

Jesus Ferreira

Zonafranca34@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário