sexta-feira, 30 de setembro de 2011

GUIDO NOLITTA , UM AUTOR FORA DE SÉRIE!


GUIDO NOLITTA, UM SENHOR FORA DE SÉREI!

Comemorando o dia nacional do TEX, hoje 30 de Setembro, e também fazendo uma homenagem ao passamento de SERGIO BONELLI, estou apresentando este texto falando dos grandes álbuns editados pela MONDADORI chamados Cartonato Mondadori que foram escritos pelo saudoso autor GUIDO NOLITTA!

Como muitos dos leitores mais aficionados sabem, na Itália, anualmente é publicado um álbum gigante com acabamento em capa dura, colorido, encadernando alguma das melhores histórias de TEX. Estes álbuns são chamados Cartonato Mondadori. Foram editados até o momento (2010) 23 álbuns. O autor que mais aparece na lista dos títulos é claro, G.L.Bonelli. Depois dele Guido Nolitta aparece como o autor com mais histórias publicadas. Foram 07 especiais com algumas das melhores aventuras:

1 - LA LEGGE DI TEX – Esta é uma das melhores aventuras de Tex! Ele aqui aparece como o herói solitário, mais duro e mais humano. Marcou o inicio da carreira de Nolitta com o personagem criado por seu pai. E a colaboração com um dos maiores desenhistas da série : FERDINANDO FUSCO!

2 – TEX E IL SEGNO DI CRUZADO – Uma ótima aventura com os desenhos majestosos de Gallep. Nesta aventura, mais uma vez Nolitta abre mão de apresentar os 4 pards, preferindo deixar Tex em companhia de JACK TIGRE praticamente toda a aventura!

3 – NELL L´INFERNO VERDE – Meu primeiro Mondadori- Uma aventura maravilhosa onde mais uma vez vemos um Tex fora de seu ambiente natural e em companhia de seu filho Kit. Os desenhos magníficos do Genial TICCI são um luxo aparte! A selva Cruel nunca esteve tão bem representada!

4 – TEX GRIDO DI GUERRA – Mais uma aventura clássica onde Tex e Jack Tigre têm de tentar evitar mais uma guerra índia! Com desenhos a cargo de um Gallep em plena forma esta é uma grande aventura de Nolitta.

5 – LA PATTUGLIA SPERDUTA – Novamente TICCI abrilhanta um grande texto de Nolitta onde Tex e Jack Tigre vão ao MÉXICO em busca de um soldado americano e de uma arma misteriosa.

6 - TEX I DOMINATORI DELLA VALLE – Mais vez é apresentado Tex solitário de Nollita e Fusco!

7 – SASQUATCH – Uma das MAIS inusitadas aventuras de TEX, novamente ao lado do amigo JACK TIGRE e desenhada pelo imortal NICOLÒ. Este foi o último especial com o roteiro de Nolitta.

Não é pouca coisa um autor ser prestigiado com 07 álbuns em uma coleção tão criteriosa e tão singular como esta da Mondadori. Mostra a importância que Guido Nolitta tem dentro da lenda de Tex.

Além de todos estes especiais, não podemos esquecer que é de Nolitta aquela considerada a melhor história de Tex de todos os tempos: EL MUERTO!

Mas Guido Nolitta também é o criador de ZAGOR – O ESPIRITO COM A MACHADINHA! E com este personagem também teve álbuns publicados em formato gigante! Sua saga ODISSÉIA AMERICANA ganhou um belo álbum bem como seu O REI DAS ÁGUIAS! E outros importantes arcos de aventuras de Zagor também ganharam especiais da Mondadori. São tantos que poderei esquecer algum. E também houve CARTONATO MONDADORI de MR. NO! (Que como todos sabem era SERGIO BONELLI)

Por tudo isto é que digo que GUIDO NOLITTA é realmente um autor FORA DE SÉRIE!

Infelizmente Sergio Bonelli nos deixou nesta segunda-feira, porém não é mais tempo de chorar! Com certeza ele, que foi um homem que tantas alegrias trouxe para milhares de fãs ao redor do mundo, não gostaria de prantos. Vamos celebrar sua memória relendo seus personagens, suas aventuras e levando adiante ainda por muitos anos o gosto pelos seus queridos fumettis! Com certeza Sergio Bonelli hoje está ao lado dos grandes autores que sempre admirou e com os quais também ele sonhou embalado pelas magicas histórias tecidas por cada um daqueles notáveis moldadores de sonhos! Doces Sonhos Mr. Aventura! Ficamos todos nós aqui de guardiões de seus “filhos” esperando pelo dia em que todos estaremos juntos ao redor do fogo contando e ouvindo maravilhosas fabulas! Doces Sonhos!

Com todo o respeito e admiração que Sergio Bonelli conquistou é que dedico este texto a sua memória!

Jesus Nabor Ferreira – 30/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário