domingo, 20 de setembro de 2009

EL HOBBIT -QUADRINIZAÇÃO- NORMA EDITORIAL-ESPANHA


EL HOBBIT : J.R.R. TOLKIEN – NORMA EDITORIAL 1992
Há muitos anos atras, em uma cidade de fronteira chamada Uruguaiana, interior do Rio Grande do Sul, havia um grupo de amigos colecionadores de quadrinhos e afins...
Um destes amigos era também um grande fã do universo criado por J.R.R. Tolkien, O Senhor dos Anéis. Seu nome : Marco Antonio Taveres, o Marquinhos da Bolson. Tá , mas o que isto tem a ver com o nosso assunto ai de cima ? Simples, o Senhor Marcos Tavares, encomendou comigo, sabendo que eu frenquentemente viajava a Buenos Aires , os Prestigs Format EL HOBBIT...
Eu, tenho de confessar, nem sabia do que ele estava falando, pois naquela época, ainda não havia esta comoção generalizada pelo universo de Tolkien produzida pelos filmes. Marquinhos me disse que soube atravez de algum dos seus amigos da Europa( nesta época a gente costumava se comunicar com as pessoas atravéz dealgo chamado CARTA - milenius antes dos mails, hehehe ) que havia sido editado na Espanha uma versão em quadrinhos do livro THE HOBBIT.
Em uma das minha viagens a capital do tango, consegui comprar para meu amigo , os tres exemplares da tão desejada obra . El Hobbit- História de uma ida e uma Volta( editora Norma, espanha). Argumento de Charles Dixon e ilustração de David Wenzel...
Dezenas de anos depois, bem , na verdade não foram mais que 10 ou 12 anos depois...A editora Devir lança no Brasil o Hobbit. Claro que o momento era extremanente conveniente, pois havia o anuncio da trilogia Nos cinemas.
O caso foi quê, meu amigo Marcos me disse então, que trocaria comigo os três livros da Norma pela nova edição da Devir – Aqui cabe uma explicação : Meu amigo desejava que sua filha lesse os quadrinhos e como ficaria mais simples para ela a edição nacional, ele abria mão das edições espanholas , por mais valiosas que estas pudessem ser..
Eu fiz a troca e, Eu, que era um leigo em termos de Tolkien, acabei lendo este Hobbit e virando mais um dos milhares de fãs deste magico mundo que o genial escritor nos legou!
Então confirmou-se o enunciado : El hobbit realmente foi uma história de Uma Ida e uma Volta. E mais que isso, o descobrimento de um universo maravilhoso e magico.
Eu também deveria falar que foi meu amigo Marcos quêm, lá nos anos 90 me mostrou o desenho animado do Senhor dos Anéis – em uma versão espanhola conseguida a duras penas através de amigos do outro lá da fronteira - mas isto fica para um próximo post...
Há, também tem as Cartas ...Há , as cartas de Tolkien.... mas isto é para uma outra outra hora.

EL HOBBIT - PRESTIG FORMAT 45 PAGINAS
VOL. 01,02,03
NORMA EDITORIAL

Jesus Ferreira
Zonafranca34@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário