terça-feira, 1 de setembro de 2009

Jim Steranko Um gênio da Pop Art !


JIM STERANKO - O Mr. MILAGRE

Quando o Rei, Jack Kirby, foi para a DC e criou todo um novo Universo (ops, isto foi na Marvel e o velho rei não teve nada a ver com a história), bem, quando the King criou o Quarto Mundo, ele decidiu fazer uma homenagem a um grande artista que por acaso era também seu súdito: Jim Steranko. Kirby criou a figura de Mister Miracle em homenagem á Jim Steranko. Na verdade o rei nada mais fez do quê retratar em linhas e cores a real personalidade de um dos maiores nomes das artes de todos os tempos. Sim, Jim Steranko não só foi um dos maiores ilustradores de HQ como também atuou nos campos da musica, mágica, circo, cinema e pintura. Em suma, um gênio daquilo que se costuma chamar Cultura Popular.

Steranko começou seu legado na Marvel desenhando o numero 151(dec./1966) do titulo Strange Tales sobre os esboços de Jack Kirby (mestre, de quem por algum tempo seguiria o estilo). Alguns números depois, já estaria encarregado da arte final, do desenho e também do roteiro.

Em pouco tempo e sem que ninguém percebesse, Steranko era dono e senhor de Nick fury. Isto, para aqueles tempos, era algo inédito: Um único autor fazendo o argumento, o texto e o desenho...

Steranko começou então a experimentar com novas técnicas narrativas e usar suas influencias do meio cinematográfico e da pop art. para criar seus quadros psicodélicos. A sua nova série: S.H.I.E.L. D. revolucionou o meio, causando ao mesmo tempo admiração e estranheza entre os leitores da época. Os efeitos especiais que Steranko utilizou em suas vinhetas, combinando surrealismo,ficção cientifica, misturando o clássico com os mais novos conceitos visuais da época. Em Strange Tales (números 151 ao 168) e depois em Nick Fury, agente da S.h.i.e.l.d Steranko marca um antes e um depois na história dos quadrinhos. Nunca em tempo algum, alguém conseguiu superar seu trabalho neste campo.

Seu próximo desafio, depois de Nick Fury, foi desenhar os X-men. Em apenas 03 números (49,50 e 51) Sterenko desenvolve um novo layout para o titulo da revista, apresenta o uniforme da personagem Polaris (ainda chamada de Lorna Dane) e cria o personagem Erik, o vermelho. Nestes 03 números, Steranko foi finalizado por John Tartaglione o que deixou seu desenho menos pessoal.

Depois de deixar o titulo dos X-men, Sterenko aceita a oferta do mesmíssimo Stan (o imortal) Lee para ocupar-se do titulo Capitão América (que não por casualidade é seu personagem Marvel favorito). Em apenas 03 números (novamente) Steranko realiza uma das melhores aventuras do herói da segunda guerra de todos os tempos. Com o argumento do Velho Stan, Steranko dá uma nova vida á Steve Rogers. Mostra um Rick Jones de uma forma não vista antes e recoloca a Hidra no panteão dos grandes inimigos do velho herói. De brinde ainda brinca com o gigante Verde mais adorado do mundo. Tudo isto em apenas 03 episódios de 22 paginas cada. Três edições com a marca do Gênio...

Há uma história não oficial por trás destes comics (110, 111, 112 e 113). Conta a lenda que depois de haver entregue os dois primeiros capítulos (110 e 111) Steranko atrasou para entregar o numero seguinte (que deveria concluir a história). Era uma sexta feira e Steranko jurou a Lee que na Segunda entregaria as 22 paginas restante... Mas Lee não se fiava tanto de Steranko e apelou para o Rei. Ligou e perguntou a Kirby se ele poderia fazer um número inteiro do Capitão em tão pouco tempo... Lee lhe contou mais ou menos ao que ia a história e contou que Steranko tinha morto o Capitão América e que Kirby deveria deixá-lo assim até o número seguinte. Genial, Kirby lhe entregou na segunda um comic completo, incluindo a capa.

Esta edição casou perfeitamente com o arco argumental que desenvolvia Steranko (mostrando mais uma vez a qualidade infinitamente superior de Kirby), e quando saiu a ultima parte, estas quatros edições foram um verdadeiro sucesso comercial e de critica.

Porém apesar de tudo isto, Steranko deixou a Marvel. Ele não gostou do fato de Lee não ter confiado que ele conseguisse cumprir com os prazos e houvesse entregado o numero 112 á Kirby. Também estava cansado de ver como seu trabalho sofria restrições, seja por conta do arcaico comic code, seja por imposição do editor Lee. A verdade é quê, segundo parecia, o público ainda não estava preparado para entender a totalidade dos conceitos de Steranko. Decido a não aceitar mais estas alterações em seu trabalho, Steranko procurou uma nova saída (lembrem-se, ele era o mestre das fugas) e deixou a Marvel.

capa criada por steranko para a edição 113 de capitain america e que foi rejeita pela Marvel

esta foi a capa aprovada pela Marvel para a edição 113. Como se pode ver, mais leve que a anterior .

Jim Steranko seguiu triunfando em diversas outras áreas que não os quadrinhos. Seus pôsteres para filmes são peça de colecionador e enfeitam salas de grande astros da sétima arte.Trabalhou para Spielberg e Coppola fazendo desenho de produção formidáveis. Ainda produziu dezenas de capas para Marvel, DC, e uma série de capas para o personagem dos Pulp The Shadow, que entrou para a galeria das melhores capas de clássicos de todos os tempos.

Steranko está na lista dos artistas que mais influenciaram ao meio (comics) apesar de ele nunca ter gostado de ser considerado um pintor, desenhista ou escritor. Ele prefere ser conhecido como um artista do entretenimento!

Jim Steranko experimentou todas as formas de arte e entretimento e venceu em todas...

O velho rei soube escolher bem seu discípulo !

A fase de Steranko no titulo Capitão América foi publicado no Brasil nos numeros

02 e 03 da coleção em formatinho da Editora Abril.

Jesus ferreira

zonafranca34@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário