terça-feira, 29 de setembro de 2009

A SOMBRA DE UM 11 DE SETEMBRO !


A SOMBRA DE UM 11 DE SETEMBRO!

Onde você estava no dia 11 de Setembro de 2001?

Eu estava com minha filha Danielle que neste dia completava 10 anos. Sim, minha filha nasceu em um 11 de Setembro. Naquele fatídico 11 de Setembro de 2001, estávamos retornando para casa quando o mundo começou a viver o terror e o desespero. Atravéz da televisão soubemos que do outro lado do planeta milhares de pessoas estavam olhando para a face hedionda da Besta. O dedo frio e retorcido do medo de que o mundo pudesse acabar voltava neste momento a nos cutucar com toda sua maligna força.

Quando, em 1979, nos preparávamos para ingressar nos anos 80, havia pelo menos para mim e alguns amigos, toda uma expectativa quanto ao que seria feito do mundo nesta nova década que se aproximava. Tínhamos todos o medo da guerra nuclear, que parecia quase uma certeza inevitável. A Rússia era a grande inimiga para um garoto de 13 para 14 anos. E por mais que no ano seguinte tenhamos também derramado uma lágrima junto ao ursinho Misha (mascote dos jogos olímpicos de Moscou) ainda assim o medo do grande holocausto nuclear era cada vez maior. Mas aí vieram os primeiros anos da década e no lugar dos mísseis o que começou a chegar foram as musicas os filmes, as roupas, os livros. Enfim parecia que o mundo ao invés de acabar estava era ficando mais pertinho de casa. Na minha cidade, interior do Rio Grande do Sul, no meio da década foi inaugurada uma radio FM. Novos canais de televisão e programas de cultura POP invadiam as telinhas de todo o Brasil;. O Rock in Rio nos deu em definitiva a certeza que o mundo não ia acabar.

Nos próximos anos vivemos outros tipos de medo. Todos mais palpáveis e ligados principalmente á condição financeira. Medo da falta de dinheiro, medo da falta de emprego, pavor de não conseguir comprar os últimos lançamentos em eletro eletrônico, ou então não conseguir trocar de carro pelo menos de 03 em 03 anos... Levávamos a vida em segurança e com a certeza da nossa imortalidade quanto espécie.

Então veio aquele 11/09/2001 e nada mais voltaria ser o que era antes.

Hoje passados 08 anos daquela tragédia, algumas coisas ainda não mudaram no mundo e nas pessoas que viveram de perto aqueles terríveis momentos. O ódio, o terror e a incompreensão ainda estão presentes ao redor de todos nós. Infelizmente não aprendemos com os erros cometidos.

Quis fazer este poste porque esta semana estive lendo o álbum deArt Spiegelman – A SOMBRA DAS TORRES AUSENTES- Cia das Letras. Um trabalho fantástico deste brilhante autor que com sua maneira especial mostra o que foi para ele e sua família estar ali, A sombra das Torres ausentes. Um depoimento impressionante e verdadeiro.

Naquele 11 de Setembro de 2001, minha filha fez 10 anos e o mundo dela depois daquele dia com certeza ficou mais sombrio e apavorante. Muita coisa aconteceu após estes trágicos eventos. Felizmente a esperança de um mundo melhor ainda persiste no coração de jovens iguais a Danielle, que viveram aqueles dias e que sabem que depende deles de que novos 11/09 não voltem a acontecer. Onde minha geração errou, eles podem acertar e serem melhores do que nós fomos. Esta é minha grande esperança.

Jesus Ferreira

Zonafranca34@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário