sábado, 12 de setembro de 2009

O PODEROSO THOR DE NEAL ADAMS


O PODEROSO THOR DO DEUS NEAL ADAMS!

No inicio dos anos 70 Neal Adams era o segundo artista mais influente do meio em todo o mundo – o primeiro era Jack the King Kirby – e ele andava saltando como free-lance entre as diversas editoras que havia no mercado. Todos queriam uma capa ou uma história desenhada por Adams, menos a DC que não lhe oferecia um salário conveniente para ter como artista exclusivo. Depois de seu magnífico trabalho no titulo X-men ninguém o chamava mais de “jovem talentoso” e sim de Deus! A DC dando-se conta disto o recrutou novamente para seu titulo do cavaleiro das trevas.

Mas antes, coube a Neal Adams fechar um arco de aventuras iniciado por ninguém mais ninguém menos que o Rei. Kirby estava saindo da Marvel e deixou como legado uma aventura incompleta no titulo do Deus do Trovão, seria uma trilogia iniciada pelo rei no nº 179(agosto de 1970) onde estava presente todo o roll de personagens e idéias que faziam do universo do Deus do Trovão algo muito particular dentro do próprio universo Marvel. Ninguém melhor que Kirby, que sabia tudo desta particular mitologia, para criar uma saga que iria mexer em temas como a eterna luta do Bem contra o Mal, a Fé, e a força da verdadeira amizade.

O argumento estava a cargo de Stan Lee, que trouxe para a história Mefisto, o arquiinimigo do Surfista Prateado, seu personagem preferido de todo universo Marvel.

Adams sempre disse ser um grande admirador de Jack Kirby, porém seu trabalho em Thor estava longe de seguir o estilo do Rei. Seu estilo mais fotográfico, com um forte apelo da ilustração comercial, tinha um tom mais realista que de qualquer outro desenhista da época. Nestes dois números de Thor (180 e 181) Adams contou com a arte finaldo genial Joe Sinott. Sinott, grande companheiro de Jack Kirby era um dos maiores artista do seu campo de todos os tempos.

Com relação á publicação destas histórias no Brasil, elas saíram no titulo HERÓIS DA TV da Editora Abril nº 17 de Novembro de 1980, há um detalhe curioso. Foi suprimida uma pagina da edição da Abril, com certeza os editores acharam que não iria fazer falta...Neste post apresento esta pagina perdida.

Enfim, mais um grande momento da Marvel, em mão de um dos maiores desenhistas de todos os tempos: Neal Adams.

Pagina ignorada pela abril na época da publicação de heróis da Tv 17.


Jesus Ferreira

Zonafranca34@hotmail.com

Um comentário:

  1. Como não voltar no passado depois de ler este post... Eu tinha uns 11 anos quando ví esta pérola e li pela primeira vez uma revista da marvel. Um achado este detalhe da página perdida, coisas da abril...Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir