quarta-feira, 4 de novembro de 2009

OS PODEROSOS VINGADORES NOS ANOS 80 -


OS PODEROSOS VINGADORES - ANOS 80!

Quando iniciou a década Homem de Ferro era o líder da equipe formada por Miss Marvel, Capitão América, Feiticeira Escarlate, visão, A Vespa, O Fera, e O Falcão. O argumentista David Micheline e o ilustrador John Byrne começaram a década com uma luta contra o Gárgula Cinzento, um velho inimigo do Thor. Roger Stern e Al Migrom assumiram o titulo em 1983 quando ingressou a Capitã Marvel e Hank Pym deixou o grupo.

Após uma exitosa série de quatros números, Os Vingadores da Costa Oeste ganham titulo próprio em 1985, roteiro de Steve Englerhart e desenho de Al Milgrom. John Buscema voltou a desenhar o grupo original em uma aventura na Terra Selvagem.

Enquanto avançava a década nos inteiramos de que havia mais de um Kang dando voltas pelo Multiverso, e o novo Barão Zemo invadiu a Mansão dos Vingadores. Em 1987 foi lançada uma nova coleção chamada a principio Solo Avengers e logo depois de Avengers Spotligth. Incluía uma história do Gavião Arqueiro seguida por histórias de outros Vingadores em solitário. Neste mesmo período, o Grupo teve história interligadas com a mega saga mutante Inferno (1987) e logo se veriam envolvidos na Guerra do Alto Evolucionário.

Já para o fim da década, John Byrne assumiu o comando do titulo da costa Oeste fazendo barba, cabelo e bigode. E junto com Paul Ryan criou vários arcos no titulo da costa Este.

Grandes desenhistas estiveram presentes nestes anos 80: John Buscema, George Perez, Joe Sinnott, Al Migrom, Klaus Janson, Tom Palmer, Bob Hall e Dan Green. John Byrne, Ed Hannigan.

Alguns personagens que passaram pelos 03 títulos durante a década: USA Agente – John Walker – super patriota, Cavaleiro da Lua – Marc Spector, Tocha Humana Original – Jim Hammond, Tigresa, Pássaro de Fogo, Os Guardiões do Deserto, vingadores dos grandes lagos, Mulher Hulk, Fóton, Quasar, Dr. Druida, Starfox, Alto Evolucionário, Gilgamesh, Nébula.
Algumas destas aventuras foram editadas aqui no Brasil. Não todas, mas muitas sairam no titulo HERÓIS DA TV e depois, quando este parou de ser publicado, na revista do CAPITÃO AMÉRICA.

Jesus ferreira
zonafranca34@hotmail.com

Um comentário:

  1. E aí, Jesus, tudo bem??
    O blog teu blog continua muito bom...sempre trazendo bastante novidades e muitas raridades.
    Bah, JÉSUS,Que álbum é esse aí, dos Vingadores?? bem bacana...(dá vontade de voltar a colecionar Marvel)...Outra coisa, tu já tens algum álbum aí, de encadernados, da Dagostini, que tu anunciaste algum tempo atrás aí no blog???
    Abraço,
    Jorge Ferreira

    ResponderExcluir