Em conversas com colecionadores veteranos da sérieTEX muitas vezes surge o consenso de que talvez a fase mais fraca da revista tenha sido aquela que englobou os números entre o 200 e 300! Mas neste período existe um arco de histórias do qual eu particularmente gosto muito e são os números 247,248 e 249 :Retorno da Morte, Diabos Vermelhos e Ataque Final.
Esta história, escrita pelo NIZZI é uma clara homenagem a um grande filme de Western chamado NO TEMPO DAS DILIGENCIA! Filme estrelado por John Wayne e dirigido por JOHN FORD tornou-se um marco do cinema americano e mundial. Claro que não seria possivel colocar todas as questões que o filme de Ford mostrou nas 200 paginas dos quadrinhos de Nizzi e Galep, mas a essencia do filme estava ali. Nizzi faz um excelente trabalho dando um ritmo frenético ao texto e não conseguimos parar de ler até chegar ao apoteótico final. O covarde assassino, o caçador de recompensas velhaco, o ex capitão que procura acertar contas com seus fantasmas e uma dupla de tições do inferno. Todos acabarão sitiados em um posto de diligencias por uma horda de selvagens indios sedentos de sangue e glória... A morte lhes bafejava em volta mas TEX e CARSON lutariam até o final, como sempre o fizeram... Eu acabo de receber a edição 137 do collezione storica a colori onde esta magnífica aventura esta sendo novamente editada. E agora pude apreciar este lindo trabalho do Galep em toda sua totalidade e a cores. Simplesmente Impressionante...
Ontem estava assistindo a um episódio de uma série que me chamou a atenção no AXN, FLASH FORWARD. Assisti ao primeiro episódio , ao terceiro e ontem ao sexto. Achei interessante a premissa da série. Mas ontem o que valeu mesmo a pena é que reencontrei uma velha canção, que a muito tempo eu não ouvia - mas que nunca esqueci : ACROSS THE UNIVERSE! A musica foi inserida em uma cena no episódio maravilhosamente bem! Deixo aqui a letra da musica que com certeza quem está lendo este post sabe a autoria!
Words are flowing out like endless rain into a paper cup, They slither while they pass they slip away across the universe. Pools of sorrow, waves of joy are drifting through my opened mind, Possessing and caressing me.
Jai guru deva, Om.
Nothing's gonna change my world, Nothing's gonna change my world, Nothing's gonna change my world, Nothing's gonna change my world.
Images of broken light which dance before me like a million eyes, They call me on and on across the universe. Thoughts meander like a restless wind inside a letter box, They tumble blindly as they make their way across the universe
Jai guru deva, Om.
Nothing's gonna change my world, Nothing's gonna change my world, Nothing's gonna change my world, Nothing's gonna change my world.
Sounds of laughter, shades of love are ringing through my opened ears, Inciting and inviting me. Limitless undying love, which shines around me like a million suns, And calls me on and on across the universe.
Jai guru deva, Om.
Nothing's gonna change my world, Nothing's gonna change my world, Nothing's gonna change my world, Nothing's gonna change my world.
Jai guru deva, Jai guru deva, Jai guru deva, Jai guru deva, Jai guru deva, Jai guru deva...
Outro dia estava assistindo ao filme OS INFILTRADOS, e bum : PINK FLOYD !
Até hoje muitos homens tem se perguntado se o continente da ATLÂNDIDA existiu realmente! Poucos deles viveram para lamentar o fato de que tal lugar esteja sob a proteção de um ser capaz da mais selvagem vingança : NAMOR - O FILHO VINGADOR ! Depois que uma expedição desapareceu misteriosamente, o lendario aventureiro Randolph Stein embarca em uma viagem que irá mudar para sempre sua vida. Ele e sua tripulação serão testemunhas de feitos e prodigios nunca sonhados, e atos de atrocidades que nenhum homem deveria presenciar... Esta mini-serie , aqui apresentada em forma de álbum, é escrita por um dos maiores autores do genero " adulto" -Peter Milligan - e desenhado por uma estrela recem surgida no panteão dos desenhistas de quadrinhos : Esad Ribic ( LOKI, SILVER SURFER REQUIEM ) !
NAMOR - NAS PROFUNDIDADES (! ) - DE MILLIGAN / RIBIC -COLEÇÃO HEROES MARVEL - PANINI - ESPANHA CAPA DURA - FORMATO MAGAZINE 120 PAGINAS A CORES
O que aconteceu em Os Novos Vingadores Especulações a parte, a Panini vem anunciando nas seções de cartas e editoriais uma grande mudança do quesito editorial e forma de consumir quadrinhos, VENDAS, CUSTOS, enfim... mas esse não é o assunto da postagem e sim algo que foi percebido na revista Novos Vingadores 74 deste mês. O título é referente à equipe, mas não tem nenhuma história do grupo e sim Thor e Capitão América. A explicação, mais ou menos meia boca, está na seção de correios em que o editor Paulo França informa que a edição 100 também não terá histórias do grupo e será totalmente dedicada ao Capitão. Há, sim, ele na verdade não diz por que não há aventuras dos vingadores nesta edição ( 74 ) e nem haverá no número seguinte ( 75)! Os leitores que colecionam o título por causa do grupo, não terão histórias de seus heróis, que não se sabe onde poderão estar. Terão eles já sido capturados pelos Vingadores de Norman Osborn ou estão em férias em uma linda ilha paradisíaca do caribe. Segundo o editor isto já é uma preparação de terreno para o que vem por aí. Nos Estados Unidos o título não teve interrupção, então em respeito aos fãs, a revista poderia ter histórias do grupo, ainda mais na edição 100, um número comemorativo. Bom o que será que a Panini está preparando e fica a pergunta “Onde foram parar os Novos Vingadores”.
O CAVALEIRO SOLITÁRIO -MATTHEWS * CARRIELLO* CASSADAY
O que primeiro chama a atenção nesta nova série do lendário personagem da mascara negra, são as capas maravilhosas de JOHN CASSADAY!Cassaday é considerado hoje, unanimemente, um dos maiores ilustradores de quadrinhos do mundo.
O sentimento de nostalgia logo vai embora enquanto se inicia a leitura da série. O escritor, que parece ter lido muita coisa escrita por ENNIS, MILLIGAN,J.R. LANDSDALE, tece uma levada “ VERTIGO”para contar a origem do Cavaleiro Solitário. Em nada se parece com as histórias “bobas” que costumávamos ler na infância. Há muito sangue, bizarrices, torturas.
Os desenhos deSergio Cariello sempre competentes tornam fácil a leitura de uma trama as peses pesada !
Este encadernado trás apenas as primeiras seis aventuras do novo LONE RANGER! Algumas coisas ficam no ar para os próximos números! Mas aqui vemos o encontro do Ranger com o índio Toro, o encontro com Silver, a mina de prata, o sobrinho Daniel, enfim, o inicio de uma cavalgada rumo ao horizonte ao som de HI-YO SILVER!
Será que alguma editora daqui arriscará a publicar este belo material ? Pensaram quem sabe eles que não há publico mais para o ZORRO do TONTO ? Quem sabe ? Kemosabe! Ou não !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Um dos maiores icones da literatura PULP está novamente em evidencia por conta de um "crossover" entre o Homem de Bronze - DOC SAVAGE - e alguns dos personagens da DC. Mas esta não é a primeira vez que a DC Comics publica material do Doc. Em 1987 saia uma mini -série em quatro partes contando uma nova aventura do herói dos pulps. Dennis O´neil, e os irmãos Kubert apresentam para uma nova geração de leitores uma história de Doc Savage ambientada logo após a segunda grande guerra . Creio que este foi um dos primeiros trabalhos dos Irmãos Kubert para a DC.
Mais uma vez, uma mini que NÃO foi editado no BRASIL.
Mais uma vez a grande editora PLANETA DeAGOSTINI entrega aos seus leitores uma coleção que talvez tenha passada despercebida em seu momento! BATMAN y Los OUTSIDERS dos grandes MICK BARR, JIM APARO y ALAN DAVIS ( mestre ) foi uma daquelas séries que nos anos 80 ( 1983 para ser mais exatos ) de repente não causou tanta comoção como outros titulos do mesmo periodo ( titãs, legião, só pra ficar em dois da DC sem citar Batman e Superman ) mas hoje ainda tem seu valor, ao menos nostálgico! Planeta irá publicar os 32 exemplares da coleção mais alguns especiais! Um trabalho fabuloso!
BATMAN Y LOS OUTSIDERS 1983 -1986 337 PÁGINAS A CORES ! Jesus Ferreira zonafranca34@hotmail.com ( 55 ) 3026-0950
COLLEZIONE STORICA A COLORI - I FUMETTI DI REPUBBLICA-L'ESPRESSO ! Esta é na minha modesta opinião, de longe, a melhor coleção públicada até hoje do RANGER TEX WILLER. Uma série que nasceu da vontade de oferecer um produto "novo" a um público cativo de um dos maiores heróis do fumetto italiano. Algo que fosse interessar ao leitor mais empertigado e tradicional e que também atraisse os "ragazzi" destes novos tempos. Uma coleção que nasceu sob o signo do sucesso aliando qualidade grafica com um preço popular não poderia ter outro desempenho nos Quiosques que não o do sucesso de venda! O projeto que foi pensado para ser apenas umas poucas dezenas de exemplares logo se viu alçado a um centenar de números e pouco depois a duas centenas ! E conta-se a boca pequena que a coleção poderá não findar no número 200 como anunciado ( pelo menos é o desejo de muitos colecionadores, hehehhehe)! Cada volume tem em torno de 300 paginas, em cores e em formato 18 x 25 cm e além de trazer todas as histórias publicadas no titulo mensal do personagem, também apresenta artigos e curiosidades sobre o universo dos quadrinhos, italiano ou não, e diversos depoimentos de SERGIO BONELLI o gestor da casa editoria BONELLI EDITORE! Já apareceram nas paginas da coleção os maiores desenhistas do heróis! Desde o criador GALEP até o fabuloso CLAUDIO VILLA . Villa inclusive é o responsavel por todas as capas da coleção.
Hoje temos no Brasil uma edição "similar" ao Colezzione Storica a Colori, que é a TEX EDIÇÃO EM CORES da editora MYTHOS! Esta hoje é a melhor edição do personagem no Brasil. Com uma acabamento grafico irreparavel perde para sua irmã mais velha apenas no tocante ao tamanho, pois a edição brasuca tem 15 x 20 cm ou seja é um pouquinho menor , e ao número de páginas, pois conta com 250 contra as 300 da Italia. Mas é sem sombra de dúvidas uma grande série que deverá seguir o mesmo caminho de sucesso que sua irmã italiana.
Jesus Ferreira zonafranca34@hotmail.com ( 55 ) 3026-0950
Eu conheço o trabalho de Neil Gaiman desde o distante ano de 1989 quando recebi diretamente das mãos do Douglas da Devir o primeiro volume da edição americana BLACK ORCHID – ORQUIDEA NEGRA - mini-série em três edições que começaria a colocar o nome do grande autor no panteão dos maiores escritores de quadrinhos de todos os tempos.
Mas foi com SANDMAN que Gaiman conquistou a todos nós! Durante mais de 75 meses acompanhamos as andanças de lorde Morpheus por lugares oníricos cheios de fantasia, horror, história, lenda e porque não, Romance! Também houve aventura e heroísmo em menor ou maior grau dependendo da vontade do mestre moldador Gaiman!
Em todos estes anos que acompanhava a obra mestra de Gaiman, também li muito sobre ele em diversas publicações especializadas ou em textos que acompanhavam as reedições de seus maiores trabalhos. E em alguma delas li alguma vez que ele, Gaiman, disse ter como seu personagem preferido de toda a vida O BATMAN!Sim, o Cruzado Encapuzado também havia conquistado ao pequeno Neil quando este era criança e este afeto e admiração seguia firme. Gaiman quando foi convidado a escrever Black Orchid não pode de encaixar uma aparição do seu personagem preferido (O BATMAN aparece em uma única pagina, mas é o que basta) em uma passagem da história...
Gaiman seguia sua trilha de sucessos com SANDMAN, alguns álbuns especiais com seu amigo DAVE MCKEAN e mais uma vez a DC lhe apontava com a chance de trabalhar em outro projeto onde aparecia seu velho ídolo: SECRET ORIGINS SPECIAL 1! Gaiman cria a história de ligação entre as origens dos vilões PINGUIM, CHARADA e DUAS CARAS!E ainda conta a origem secreta do CHARADA!Mas ainda não o que Gaiman queria, ele estava esperando por uma história sua do BATMAN.
Mais ou menos por esta época se falava nas revistas especializadas que a DC tinha encomendado a Gaiman um roteiro para uma Novela Gráfica do detetive orelhudo. O projeto tinha nome e artista definido. O titulo seria algo como NOITES NO CIRCO e a DC e nós leitores estávamos contando os meses para que o álbum visse a luz do dia! Mas não seria ainda o momento que teríamos uma grande aventura do BATMAN de Neil Gaiman.
Sandman chegou ao fim! Foi um marco na indústria dos quadrinhos em todos os sentidos. Neil Gaiman era pouco menos que Deus! E até deuses cometem erros (1602, OS ETERNOS)!
Então chega o momento que Gaiman havia esperado por toda sua vida (segundo suas próprias palavras na introdução a edição encadernada do arco whatever happened to the caped crusader?) ele iria escrever a última estória do CAVALEIRO DAS TREVAS! O circulo havia se fechado, o quê tinha começado quando ele ainda era um garoto e recebeu de seu pai (a quem é dedicado o álbum) o primeiro comic do Batman encerrava-se agora com uma história sua para homenagear o CRUZADO DE CAPAS!
Ainda não li o livro, eu recebi ele hoje, uma linda verão em capa dura, papel especial, ótimas cores e tratamento gráfico de primeiro mundo.Sim, é a versão da PLANETA DeAGOSTINI, da Espanha. A estou guardando para a noite. Acho que o BATMAN iria querer assim. A noite pertence ao CAVALEIRO DAS TREVAS e nela ele é amo e senhor! Se alguém me perguntar o que eu acho que ACONTECEU COM O CRUZADO DE CAPAS, eu responderia: Olhe para a noite! Olhe para as Sombras! Ele está ali, projetando suas enormes asas sobre a escuridão, protegendo a todos os inocentes contra o mal que existe neste mundo!NADA PODE ACONTECER AO CAVALEIRO DAS TREVAS, ele é IMORTAL!
Jesus Ferreira - Encontrei com o Mago Neil Gaiman uma única vez, em uma convenção de quadrinhos e ele foi a gentileza em pessoa, autografando alguns gibis meus e me permitindo tirar uma foto ao seu lado. Este mundo dos quadrinhos me deu muitas alegrias até hoje e está foi com certeza uma das maiores!
Um dos melhores almanaques gigantes editados pela MARAVILHOSA EBAL foi o ALMANAQUE NOSTALGIA 1975 que reproduzia as histórias aparecidas na edição ACTION COMICS Nº 01, onde estreou ninguém mais ninguém menos que o SUPER-HOMEM! Em formato gigante, ótimo papel e cores deslumbrantes, a edição também continha diversos textos com curiosidades e cronologia referênte ao homem de aço! Foi com certeza um dos melhores lançamentos da EDITORA BRASIL AMÉRICA.
Este almanaque encontra-se a venda na loja ZONA FRANCA COMICS . contato : zonafranca34@hotmail.com ou ( 55 ) 3026-0950