BATMAN – O QUE ACONTECEU AO CRUZADO ENCAPUÇADO?
Eu conheço o trabalho de Neil Gaiman desde o distante ano de 1989 quando recebi diretamente das mãos do Douglas da Devir o primeiro volume da edição americana BLACK ORCHID – ORQUIDEA NEGRA - mini-série em três edições que começaria a colocar o nome do grande autor no panteão dos maiores escritores de quadrinhos de todos os tempos.
Mas foi com SANDMAN que Gaiman conquistou a todos nós! Durante mais de 75 meses acompanhamos as andanças de lorde Morpheus por lugares oníricos cheios de fantasia, horror, história, lenda e porque não, Romance! Também houve aventura e heroísmo em menor ou maior grau dependendo da vontade do mestre moldador Gaiman!
Em todos estes anos que acompanhava a obra mestra de Gaiman, também li muito sobre ele em diversas publicações especializadas ou em textos que acompanhavam as reedições de seus maiores trabalhos. E em alguma delas li alguma vez que ele, Gaiman, disse ter como seu personagem preferido de toda a vida O BATMAN! Sim, o Cruzado Encapuzado também havia conquistado ao pequeno Neil quando este era criança e este afeto e admiração seguia firme. Gaiman quando foi convidado a escrever Black Orchid não pode de encaixar uma aparição do seu personagem preferido (O BATMAN aparece em uma única pagina, mas é o que basta) em uma passagem da história...
Gaiman seguia sua trilha de sucessos com SANDMAN, alguns álbuns especiais com seu amigo DAVE MCKEAN e mais uma vez a DC lhe apontava com a chance de trabalhar em outro projeto onde aparecia seu velho ídolo: SECRET ORIGINS SPECIAL 1! Gaiman cria a história de ligação entre as origens dos vilões PINGUIM, CHARADA e DUAS CARAS! E ainda conta a origem secreta do CHARADA! Mas ainda não o que Gaiman queria, ele estava esperando por uma história sua do BATMAN.
Mais ou menos por esta época se falava nas revistas especializadas que a DC tinha encomendado a Gaiman um roteiro para uma Novela Gráfica do detetive orelhudo. O projeto tinha nome e artista definido. O titulo seria algo como NOITES NO CIRCO e a DC e nós leitores estávamos contando os meses para que o álbum visse a luz do dia! Mas não seria ainda o momento que teríamos uma grande aventura do BATMAN de Neil Gaiman.
Sandman chegou ao fim! Foi um marco na indústria dos quadrinhos em todos os sentidos. Neil Gaiman era pouco menos que Deus! E até deuses cometem erros (1602, OS ETERNOS)!
Então chega o momento que Gaiman havia esperado por toda sua vida (segundo suas próprias palavras na introdução a edição encadernada do arco whatever happened to the caped crusader?) ele iria escrever a última estória do CAVALEIRO DAS TREVAS! O circulo havia se fechado, o quê tinha começado quando ele ainda era um garoto e recebeu de seu pai (a quem é dedicado o álbum) o primeiro comic do Batman encerrava-se agora com uma história sua para homenagear o CRUZADO DE CAPAS!
Ainda não li o livro, eu recebi ele hoje, uma linda verão em capa dura, papel especial, ótimas cores e tratamento gráfico de primeiro mundo. Sim, é a versão da PLANETA DeAGOSTINI, da Espanha. A estou guardando para a noite. Acho que o BATMAN iria querer assim. A noite pertence ao CAVALEIRO DAS TREVAS e nela ele é amo e senhor! Se alguém me perguntar o que eu acho que ACONTECEU COM O CRUZADO DE CAPAS, eu responderia: Olhe para a noite! Olhe para as Sombras! Ele está ali, projetando suas enormes asas sobre a escuridão, protegendo a todos os inocentes contra o mal que existe neste mundo! NADA PODE ACONTECER AO CAVALEIRO DAS TREVAS, ele é IMORTAL!
Jesus Ferreira - Encontrei com o Mago Neil Gaiman uma única vez, em uma convenção de quadrinhos e ele foi a gentileza em pessoa, autografando alguns gibis meus e me permitindo tirar uma foto ao seu lado. Este mundo dos quadrinhos me deu muitas alegrias até hoje e está foi com certeza uma das maiores!
Zonafranca34@hotmail.com
( 55 ) 3026-0950
Nenhum comentário:
Postar um comentário