sábado, 8 de agosto de 2009

ÁS INIMIGO- UM POEMA DE GUERRA- GEORGE PRATT !

O ÁS INIMIGO-UM POEMA DE GUERRA – GEORGE PRATT

A primeira vez que li sobre esta Graphic Novel foi em uma matéria da revista Comics Scene. De cara as aquarelas de Pratt me alucinaram, não sabia ainda se iria gostar da história, mas a arte era acachapante. Eu tinha de comprá-la.

Em 1990 eu não sabia quem era George Pratt, não tinha idéia de ele iria se tornar um dos grandes autores da DC no decorrer dos anos 90. Aos poucos fui vendo suas capas para as revistas do Batman (muitas delas publicadas pela editora Abril na serie em formato americano). Pratt também desenhou para Sandman. E também havia participado do time de autores de MoonShadow.

Com a Graphic As Inimigo, Pratt torna-se um autor completo. A obra recebeu diversa e merecida indicações para os maiores prêmios da indústria. O retorno do Barão Vermelho, nos belos quadros pintados de Pratt ganha drama e beleza. São duas as guerras mostradas por Pratt, tendo como condutor da história o repórter Edward Mannock.

Mannock tenta exorcizar seus traumas, ele mesmo um soldado – um rato de túnel- durante a guerra do Vietnam, ouvindo e tentando entender como um maquina fria de matar como Hammer, vive com a terrível carga que faz Mannock acordar tremendo a cada noite, depois de tenebrosos pesadelos. Atormentado pelas coisas que fez e viu acontecerem.

Pratt mostra imagens de intensa carga violenta nas partes sobre o the Nam. É possível sentir a tensão e o desespero de Mannock em cada missão.

E por fim, em belíssimas aquarelas em tons frios, Pratt encerra com genialidade uma das mais lindas graphics novels dos últimos tempos.

Joe Kubert, na introdução deste livro diz: “As ilustrações que George realizou são admiráveis. Está claro que seu trabalho o coloca na vanguarda da nossa profissão junto com um grupo de artistas que estão indicando a todos os demais o caminho a seguir. É evidente que este trabalho esta repleto de interesse, dedicação e amor. O resultado me parece digno e Formidável.”

A estas palavras do mestre, nada me cabe acrescentar. Somente sugerir a quem ainda não leu ou degustou este fantástico trabalho de George Pratt que o faça o mais rápido possível. Pratt não é um pintor de muitas obras, mas é Genial em cada uma delas.

Jesus Ferreira

Zonafranca34@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário