sexta-feira, 14 de agosto de 2009

JOHN BYRNE- PRIMEIRO TRABALHO PARA A MARVEL COMICS-DRÁCULA


JOHN BYRNE – PRIMEIRO TRABALHO NA MARVEL – 1974

Quando John Byrne redescobriu os comics, tinha ao redor de vinte e poucos anos. E decidiu entrar de cabeça neste universo que tinha sido tão importante para ele na infância.

Byrne começou a desenhar e escrever textos para vários fanzines. Um destes fanzines, CPL, Foi responsável por reuni-lo com outros futuros astros dos quadrinhos: Roger Stern, Bob Layton e Duffy Vohland. E foi Vohland quem primeiro conseguiu atingir o objetivo deles, que era trabalhar em uma editora de quadrinhos. Ele foi contratado pela Marvel para fazer serviços gerais e ajudar a Tony Isabella na FOOM, revista oficial para os fãs da Marvel. Foi de tanto Vohland insistir que Isabella chamou Byrne para participar uma ou outra vez do Foom.

Byrne também mandava seguidas amostras de versões sua do Quarteto de Lee e Kirby, e foi graças a uma destas amostras que Tony Isabella lhe deu a oportunidade de desenhar uma pequena história, com texto de David A Kraft. Esta história de 08 pagina acabou guardada em algum arquivo da Marvel, mas foi a primeira aventura que Byrne desenhou para a casa das idéias.

Logo em seguida a Charlton Comics lhe encomendou histórias de um personagem criado pelos amigos do CPL, Rog 2000, para aparecer como história de fundos na revista do personagem E-Man. Estes foram os primeiros trabalhos publicados do prolífico desenhista...

Mas, aquele trabalho para a Marvel, não ficaria perdido nos porões escuros do esquecimento. Alguns meses depois, alguém se lembrou desta história e a usou para fazer parte do ultimo anual da coleção A TUMBA DE DRÁCULA.

Em junho de 1975 aparecia GIANT-SIZE DRACULA Nº 05 e uma de suas histórias de complemento era O Manicômio Escuro. Pese que neste primeiro trabalho não se possa adivinhar o grande desenhista que viria a torna-se Byrne, já podemos acompanhar sua forma de desenvolver a ação e seu estilo narrativo.

Byrne voltaria a Marvel já com alguma experiência e acabaria por desenvolver um grande trabalho no titulo do Punho de Ferro. E a partir daí o resto é historia.

Bibliografia não autorizada :

Biblioteca Grandes del Cómic DRÁCULA- planeta deagostini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário