terça-feira, 18 de agosto de 2009

TEX WILLER E SEUS PARDS POR AURELIO GALLEPPINI


GALLEP E OS QUATROS PARDS!

Durante mais de quatro décadas Aurelio Galleppini foi o principal desenhista do personagem que ele criou graficamente: Tex Willer. Na Itália, pais de origem do personagem, Galep desenhou todas as capas do herói até o número 400, publicada em 1994. Além de centenas de outras capas das outras edições do Ranger. No Brasil, são do grande desenhista todas as capas da coleção “normal” até o número 310. Todas na verdade não. Em três ocasiões outro desenhista foi o responsável por uma capa do Tex: Tex número 94- edição especial de Natal com a capa produzida no Brasil pelo desenhista Watson Portela, Tex número 100 e Tex número 300(veja texto abaixo).

Também se soube, há pouco tempo, que a capa do Tex número 68, não foi da autoria de Galep.

Pesquisando as capas da coleção do Tex editadas no Brasil, capas desenhadas pelo mestre Gallep, encontrei uma curiosidade: Somente uma única vez, Galep retratou os quatros pards em uma capa. Sim, pode parecer incrível, mas apenas na edição numero 187 aparecem juntos em uma mesma cena os quatros grandes amigos. Alguém pode dizer: Mas em nenhuma outra ocasião aparecem juntos os nossos heróis em uma capa? Na verdade, sim: No Tex nº 100, mas aí o desenhista da capa desta edição especialmente convidado para a data comemorativa foi um brasileiro: Renato Sbrissa. Na edição número 300 e na edição número 400 também vemos juntos os quatros Rangers, porém, o autor de ambas as capas é Claudio Villa.

Nesta pesquisa levei em consideração somente as capas da coleção iniciada pela Vecchi em 1971. Não pesquisei nas demais coleções do Ranger e nem nas capas publicadas a partir do número 400.

Esta é apenas mais uma das muitas curiosidades que cercam este fantástico mundo dos personagens Bonelli. A cada releitura podemos encontrar novos detalhes que muitas vezes nos tenham passado despercebidos. É muito legal ficar catando estes detalhes e poder repartir estas informações com os colegas.

Jesus Ferreira

Zonafranca34@hotmail.com

(55)3026-0950

3 comentários:

  1. Mais um belo artigo de quem escreve com propriedade quando o assunto é TEX WILLER!
    Parabéns e obrigado Amigo Jesus.
    Se autorizasse, gostaria de publicar este seu texto no blogue do Tex para que pudesse ser lido por um maior número de Texianos...
    Um abraço,
    Zeca

    ResponderExcluir
  2. Grande Pard,obrigado a você por sua visita.
    Claro que pode publicar no Blogue do Tex. É sempre um prazer para mim estar participando do maior blogue dedicado ao herói bonelli do mundo.
    obrigado mais uma vez por sua visita ao blog da zona franca.
    Um abraço
    jesus ferreira

    ResponderExcluir
  3. O Bruxo El Jesus é sempre uma fonte de pesquisa e sabedoria e vem mui apropriadamente abrilhantar este dia de tão gradiosa Cavalgada com Tex.
    Vida longa ao bruxo de Santa Maria.

    G. G. Carsan

    ResponderExcluir