sexta-feira, 28 de agosto de 2009

JACK KIRBY E O BICENTENARIO COM CAPITÃO AMÉRICA


JACK KIRBY - Capitão América E O BICENTENARIO AMERICANO!

Quando Jack Kirby retornou a Marvel (1975), depois de sua experiência de Cinco anos na Distinta Concorrência, um dos títulos que ele assumiu foi Capitão América. Era um momento especial para o velho Rei, pois ele estava no controle total da coleção.
Com liberdade para criar os mais incríveis cenários e as mais mirabolantes tramas, o Rei leva o Sentinela da Liberdade e o Falcão a uma saga que desemboca na edição especial CAPITAIN AMERICA SPECIAL BICENTENNIAL ISSUE! Uma edição das chamadas Treasury - edições gigantes – casualmente por puro acaso, este seria o numero 200 da edição gringa do Capitão.
Estas aventuras foram publicadas no Brasil na Editora Bloch. A saga da Bomba da Loucura...
Apesar do problema com as cores, a Bloch editou um fabuloso almanaque, de 1976, em formato gigante, com duas aventuras do Capitão, uma do Hulk e outra do Homem Aranha. E também uma aventura com o Homem coisa. Este almanaque da Bloch é do mesmo tamanho da ediçao da Marvel.
Voltando á edição gigante numero 200, há um detalhe bastante curioso a respeito da arte final desta edição. Além dos amigos Herb Trimpe e John Romita, Kirby contou com o fantástico Barry Windsor Smith, que naqueles tempos ainda assinava Barry Smith. Este é o único trabalho onde Smith passa a tinta o lápis do Rei. Os grandes desenhistas, Romita, Trimpe e Smith rendiam uma justa homenagem ao homem que criou todo um, não, um não, MUITOS universos.
Quanto á aventura em si, o Rei quis deixar demonstrado com este especial que, o Capitão América é mais que um herói, mais que um soldado, é o verdadeiro espírito da América. E para mostrar isto, o Rei faz o bom Capitão visitar aos maiores momentos da vida americana nestes 200 anos.


Uma magnífica edição que mais uma vez mostra toda a genialidade de um dos maiores autores de todos os Tempos.

Em muitos sites oficiais ou não consta esta ficha :
Jack Kirby
Nascimento: 28 de agosto de 1917
Morte: 6 de fevereiro de 1994

Para mim não significam nada estas datas, pois o Rei sempre vai estar aqui comigo, em cada pagina que viro, em cada uma e outra vez que sua obra
me maravilhar como sempre fez desde meus 10 anos .
O Rei segue vivo e Longa Vida ao Rei.

Jesus Nabor Ferreira
zonafranca34@hotmail.com

3 comentários:

  1. Capitão América sempre foi meu preferido quando criança. Ele e o Aranha eram os gibis que eu mais procurava. JF, você tem esse gibi aí da Ebal na loja pra me mostrar? Se tiver, reserve-o! Quero passar os olhos nessa raridade!

    Amanhã (sábado) vou dar uma passada aí!

    ResponderExcluir
  2. Fazia um tempão que eu procurava essa edição, achei essa semana na internet, a um preço bem razoável. Ler a sua resenha, com imagens, cimentou minha decisão de comprá-la, obrigado! ;)

    ResponderExcluir
  3. ola James, valeu pela visita ao nosso blogue. Estas edições são realmente muito legais.Espero que voce se diverta lendo tanto quanto eu ...

    Cospefogo,
    aparece amanhã na loja que chegaram as novidades...
    abraço

    ResponderExcluir