quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A ULTIMA HISTÓRIA DOS X-MEN - SAL BUSCEMA-ROY THOMAS


X-MEN Nº 66 – SAL BUSCEMA ENTRE O MONSTRO E OS MUTANTES!

Em Março de 1970 aparecia nas bancas o numero 66 de the Strangest Teens of. all X-MEN e ninguém, fora alguns gênios de chapéus pretos, chamados Publisher, que genialmente decidem os destinos de títulos a seu bel ou bizarro prazer (!), poderia supor que aquele seria o ultimo numero com material inédito do grupo durante quase 06 anos. O grupo de Heróis adolescente iria seguir aparecendo em novas histórias, mas não com seu próprio titulo.

Depois de receber os lápis de um genial Neal Adams, os filhos do Átomo, iriam ser alvos das pinceladas competentes de um Sal Buscema em seu inicio de carreira. O numero 66 dos X-men é especial por diversos motivos. Mas antes vamos a uma rápida recapitulação:

1 – Durante vários meses Roy Thomas e Neal Adams levarão aos pupilos de Javier desde o Egito, passando pela Terra Selvagem, mostraram o rosto de Magneto, enfrentaram às Sentinelas e impediram uma invasão alienígena. Também aparecem juntos Polaris e Destrutor.

2 – Roy Thomas cria, para a edição 64, com o desenho de um irreconhecível Don Heck (com certeza a melhora fica por conta da arte final do competentíssimo Tom Palmer, um dos maiores arte finalistas da Marvel) o personagem Mancha Solar. Esta edição é o que se costuma chamar “tapa buraco”. Uma aventura fechada em si. Capa de Sal Buscema.

3 – Para o numero 65 volta Neal Adams e traz consigo uma grande surpresa para os Jovens X-men. Dennis O´neil e Adams com este número encerram um ciclo da epopéia mutante.

Agora vamos olhar mais de perto este numero 66. Muitos articulistas consideram que este número é esquecido em quase todas as listas e bibliografias que contam a história dos X-men. Uma vez perguntaram a Sal Buscema se Ele sabia quem havia desenhado o ultimo Numero dos X-men originais. Ele respondeu que não...Daí se pode ver quanta importância se deu a esta aventura dos filhos do átomo.

Lembrando um pouco a história: Nesta edição Roy Thomas conclui com inteligência a questão de Xavier e fica claro que não este não é um Fill- In! Para todos era número inicial de uma nova etapa na história da coleção. A dupla Buscema e Sam Grainger merecem ser lembrada pelo belo trabalho nesta aventura. Se mais não fosse, por ser este o primeiro encontro entre o Golias Verde e um dos seus maiores desenhista. Sim este é a primeira vez que Sal Buscema desenha o Hulk. O resto ,como se costuma dizer, é história. Então senhores, esta é a ultima história dos X-men... Pelo menos até a chegada do Sr Chris Claremont.

Aqui no Brasil, a editora RGE publicou algumas destas aventuras da Dupla Thomas/Adams no titulo Almanaque Marvel. E no número 03, de Agosto de 1979, era publicada a aventura em que Thomas e Buscema levam os filhos do átomo a enfrentarem o gigante esmeralda.

Já no próximo numero de Almanaque Marvel começa a fase Claremont , mas aí , como diz o Titã, Já é outra História...

Jesus Ferreira

Zonafranca34@hotmail.com

Bibliografia não autorizada: biblioteca Marvel patrulla X. Almanaque Marvel.

Um comentário: