terça-feira, 4 de agosto de 2009

A ÚLTIMA HISTÓRIA DE BATMAN - EDIÇÃO EXTRA EBAL-


EDIÇÃO EXTRA EBAL-1979 -




A Última História de Batman - A aventura que nunca existiu!
“Um dia, no futuro, as três feiticeiras do Destino se encontrarão... Clotho, que tece o fio da vida humana... Lachesis, que determina o seu comprimento... e Atropos, que o corta... E elas determinarão o destino do homem que tem vivido mil vidas no tempo de apenas uma...”
Assim começa uma das mais instigantes aventuras do defensor de Gotham: A Última historia de Batman...
Publicada no nº 300 da revista BATMAN (DC COMICS-USA- JUL 1978), aqui no Brasil apareceu no titulo EDIÇÃO EXTRA da Ebal em Outubro de 1979. Com argumento de David Reed e desenhos de Walt Simonson e Dick Giordano a história fala do que seria possivelmente o ultimo caso da dupla dinâmica. Estou falando logicamente de BATMAN e ROBIN da Terra Dois!
Esta aventura acontece antes da grande reformulação feita pela DC em 1985 – Crises Nas Infinitas Terras – Aqui Batman e Robin são mais velhos que suas versões na Terra Ativa. Robin ocupa um cargo de alto executivo na Companhia Wayne Internacional, Bruce está tirando férias pela primeira vez em anos, James Gordon esta retirado e escrevendo suas memórias. Os maiores inimigos do Cruzado de Capa estão, ou reabilitados, ou apodrecendo tranquilamente no Arkham. Tudo está uma pasmaceira na vida do veterano Bruce Wayne...
Ao investigar um atentado contra a jovem Annie Morgan, Robin, reencontra seu velho amigo e juntos eles tem de enfrentar a ameaça da Spectrum. No decorrer do caso, Batman muitas vezes mostra-se saudosista e Robin percebe que seu mentor está preste a tomar uma decisão que irá mudar sua vida.

Durante muito tempo, no período antes de Crise, era costume na DC, os autores recorrerem ás história imaginaria (na Marvel eram as O que Aconteceria Se...) foram dezenas e dezenas de aventuras, principalmente com Superman e Batman.
Quando pensei em fazer este post, comecei a procurar na Rede alguma menção a esta história, ao não encontrar nenhuma menção relevante, fui buscar em minhas coleções, pois achava que alguma coisa não estava se encaixando.
O que me confundiu a principio foi esta história ter sido publicada no titulo mensal do herói. Depois, o fato de que em nenhum lugar ela é citada com relevância. E por fim encontrei a explicação em alguns especiais da Dc clássica editados na Espanha.
Caro amigo Decenautas, estava diante de mais um ElseWorld da DC. Com a particularidade de este ser um ElseWorld do ElseWorld. Sim, pois neste mundo, Bruce Wayne não vai tornar-se Comissário, não irá então encontrar a morte nas mãos de Bill Jensen. Selina Wayne ainda não existe. Fica claro que aqui Dick Grayson não priorizou sua carreira como combatente do Crime. Mas preferiu seguir a vida como um homem qualquer deixando espaço para o casamento e filhos. Em um momento na Batcaverna, abaixo da Fundação Wayne, Alfred diz a Dick que sua esposa e os Gêmeos Bruce e James passarão a noite no Solar dos Waynes... Bruce, no final da aventura, mostra-se invejoso da vida familiar do Amigo (de uma maneira positiva).

A Última História de Batman é uma boa aventura e apesar de esquecida pelo fandom, merece uma olhada mais atenta. Ela destoa das muitas versões trágicas que os anos futuros reservaram para o cruzado de capas e só por isto já merece meu aplauso.
Jesus ferreira
Zonafranca34@hotmail.com

2 comentários:

  1. Batman, é sempre uma referência, pra qualquer um que lê quadrinhos. Tem tantas histórias boas que dava pra fazer um blog só com elas.

    obs: agora, queria ver uma tal de "Arquiero verde" aparecer por aqui.

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Tem essa edição pra vender?

    ResponderExcluir